Dita a lenda que o símbolo da marca em forma de cruz é baseado numa ilustração de papel de parede de um Hotel em Paris, onde um dos fundadores da marca, William Duran

Acredita-se que o fabricante da marca guardou a amostra desse papel na sua carteira já com o intuito de usar a imagem como símbolo da marca automóvel que fundou com Louis Chevrolet.
Citroën
A história de Citroën começa com o fundador da companhia, o engenheiro André Citroën. Este construiu armamentos para França durante a Primeira Guerra Mundial - depois da guerra ele tinha

Em 1919 começou a produzir automóveis, começando com o modelo convencional tipo A.
O símbolo da companhia, ainda usado até hoje, é o "double chevron", referenciando o trabalho anterior da Citroën a engrenagem ou hélice helicoidal.
Ferrari
O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado em um fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari.
O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendár

Baracca queria o cavalo empinado em seus aviões porque o seu esquadrão, os "Battaglione Aviatori", foi inscrito num regimento da Cavalaria (forças aéreas estavam nos seus primeiros anos e não tinham administração separada), e também porque ele mesmo tinha a reputação de melhor cavaliere (cavaleiro) de sua equipe.
Em 17 de Junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito de Savio em Ravenna e lá ele conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca.
A Condessa pediu que ele usasse o cavalo em seus carros, sugerindo que isso lhe daria boa sorte, mas a primeira corrida na qual a Alfa permitiu o uso do cavalo nos carros da Scuderia foi onze anos depois, nas 24 Horas de Spa em 1932.
Ferrari ganhou. Ferrari continuou a utilizar o cavalo negro, contudo adicionou um fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena.
O cavalo empinado não foi sempre identificado como marca apenas da Ferrari: Fabio Taglioni o usou também nas suas motocicletas Ducati.
O pai de Tagliani foi de fato um companheiro de Baracca e lutou com ele no 91º Esquadrão Aéreo, mas ao passo que a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo; esse pode ter sido o resultado de um acordo privativo entre as duas marcas.
O Cavalo empinado é hoje uma marca registada da Ferrari.
Fiat
O nome FIAT é um acrónimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino, fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899.
O logótipo da marca sofreu bastantes evoluções no decorrer dos anos. O primeiro logótipo da Fiat foi criado pelo pintor turinens

Era o desenho de um pergaminho feito em latão. Em estilo rococó, que traduzia os gostos da época e a forma dos primeiros carros, muito semelhantes as carruagens.
Trazia por extenso a razão social da empresa: Fabbrica Italiana di Automobili Torino e o número do chassis do veículo. A sigla não era o nome oficial da empresa, mas apenas a marca reservada ao produto. Actualmente, O 15º logotipo é uma variante em estilo mais moderno do emblema usado pela companhia nos anos 20 (4º logótipo).
Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, vem com a moldura e inscrição prateadas, com caracteres de corpo mais largo do que os símbolos históricos, sobre um fundo azul ponteado opaco e 72 milímetros de diâmetro.
Os famosos quatro losangos inclinados 18 graus permanecem na parte posterior dos modelos como assinatura inconfundível da empresa.
O objectivo em relançar o logotipo, e justamente associar as glórias daquele período, quando suas máquinas eram imbatíveis no automobilismo de competição, com a solidez e a modernidade do presente
Hond

O logótipo da marca nipónica frabricante de automóveis e de navios consiste no "H" alusivo à sua denominação. No entanto, este "H" encontra-se relativamente inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.
Lotus

O nome da marca é alusivo à flor de lotus e as inicias ACBC presentes no logotipo significam Anthony Colin Bruce Chapman, nome do fundador da marca, homem que revolucionou a F1.
De facto, a lotus tem uma participação activa nos campeonatos de F1.
Mitsubishi Motors
Empresa multinacional de origem japonesa. Domina diversos ramos da indústria, desde a indústria de electrónicos, naval, automobilística, actuando inclusive como empresa

Em japonês significa "três diamantes".
Tendo como termo de comparação os diamantes, o logótipo da marca e o nome são a representação da durabilidade e beleza dos seus produtos. Representa ainda o domínio do ar, da terra e dos mares, meios quem que actua.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz é actualmente a maior fabricante de automóveis da Alemanha, e a mais antiga montadora de automóveis do mundo.
A famosa estrela que representa a marca surgiu em 1909, a parti

O nome, Mercedes-Benz, foi usado pela primeira vez em 1926, quando Gottlieb Daimler e Karl Friedrich Benz, que já produziam e comercializavam veículos separadamente, uniram esforços e passaram a trabalhar em conjunto.
Nissan
A palavra Nissan significa "Indústria japonesa", seno o nome da marca alusivo país fabricante de origem.
Durante m

O objectivo da marca era remeter para o "sinceridade leva ao sucesso". Com a reestruturação da marca o seu logótipo foi alterado, mantendo-se o nome da marca no centro de um círculo, que simboliza universalidade.
Opel
O símbolo da Opel evolui ao longo dos tempos, o seu logótipo inicial era alusivo a duas máquinas de cozer, uma vez que a primeira área de

O logo consiste num relâmpado no centro de um círculo, combinado a estabilidade e plenitude do círculo com a imprevisibilidade do relâmpago.
Peugeot
Peugeot é uma marca francesa, produtora de carros, actualmente pert

O logótipo da Peugeot evoluiu a partir da imagem de um leão, agregando elementos para garantir maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação.
Valorizou-se a imagem de uma empresa dinâmica, porém sem deixar de lado a tradição de um nome sempre ligado ao pioneirismo.
Porsche
O brasão presente no logotipo da Porsche representa o estado de Baden-Württenberg. É lá que fica a cidade de Stuttgart, na Alemanha, s

No centro, há um cavalo preto empinado, símbolo desta cidade, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.
Em 1949, um ano depois de ter sido fundada, a Porsche adoptou definitivamente o emblema, desde então presente no capô dianteiro de todos os modelos de linha e nos carros de competição por ela fabricados.
Renault
O símbolo da Renault consiste num losango, similar ao formato de um diam

Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls-Royce

Empresa inglesa que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo. Os "R" representados no logotipo da marca são alusivos aos sobrenomes dos fundadores: Charles Rolls e Frederick Royce.
Inicialmente estes "R" eram vermelhos, mas após a morte dos dois fundadores passaram a ser reproduzidos em preto como sinal de luto.
Subaru
A Subaru a marca de automóveis da empresa japonesa Fuji Heavy Industries, que também actua no mercado aeroespacial, no de produtos industriais e produz ainda tecnologia ecológica.
De fact

As Plêiades são visíveis no hemisfério sul e no hemisfério norte, consistem em várias estrelas brilhantes e quentes que foram formadas ao mesmo tempo dentro de uma grande nuvem de gás e poeira interestelar.
A névoa azul que as acompanha deve-se à poeira muito fina que ainda permanece e reflete principalmente a luz azul das estrelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário