![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyZ7LGolB_7AL-PkXF2jbHq7jyAHMVYH2IAbSFh_k05WdIZ7aW4xN-ODT_EL2uAe0ctF7USxJArXukXTOaTs6KHwWDqgvV6exJluc4zbYU7IzHPWHEpibzs0yduLl0rxYVWfJfyAB37cc/s320/Pz.Sp.Wg.+AB43.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ-XOnNoQYhwdhdTk86_UmWlPQ88O_pyn8pSFH5iHm0-Z5GoXS0Vl6QJD1bxA0vBPFbLVBCu50M5cJV_xpd85UPQAPCE0JyPWEwXuh1jTNMtzX3IFYdGMrmQx_kejJPlCKuIhUnqSxL9E/s200/Wehrmacht+mini.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsUfhu1ogYBuui9rIMhKob5v-a0OREEFqKqKMDYa1oBQ9MM8_s6ZHMj7KOnRk05U5qOy15bkXd8k7AIVYha4g2e_9Aj1s50CFfrCraICG46Epj-LyIKI0WIbVdRFafVCxFoReJe8WiCyo/s400/Pz.Sp.Wg.+AB43+1.72-7%252C5+cm+01c%25C3%25B3pia.jpg)
Pz.Sp.Wg. AB43 203 (i)
Versão: 13.(Verstärke)
Polizei-Panzer-Kompanie
Laibach, Eslovénia Jugoslávia, Dezº 1943
7470 kg
peça 74 mm +
2 metr. Breda 8 mm
comp. 5,20 m
larg. 2 m
alt. 2,40 m
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdwfRxBuXSzE5BrXOlOZv11-5OPrXlUCNCwdNHyNNYAHwvEIv1wqy5UX1wGTpj8a51eJ8YbuUJ4XXJ8THbazbnXg4dCujh9M2_U3_dF-zuTkhi3qV-nwhNG1j3IxEhG3FadLBUlrvKyiM/s400/Pz.Sp.Wg.+AB43+1.72-7%252C5+cm+03c%25C3%25B3pia.jpg)
autonomia:
estrada 530 km
mato 320 km
v.máx.:
estrada 85 kmh
mato 40 kmh
depósito: 118 L
4 tripulantes
blind. máx. aço 22 mm
metal, escala 1:72 - 7,5 cm
base 7x13 cm
extras: Diorama pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base
técnica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMgrq4L_ChBL6KKXh5WB-XQM0pP44ssLq0Arav5R2rW4rblFNvUbDtwEPPo1JMZ-sO1NNej8H22Tbt6TJGkAwbhPErMFJ-yvLbnBUgq4mJEU-7hsg25QQ9FpK72p6VvBZ0-zRKRycPCCg/s400/Pz.Sp.Wg.+AB43+1.72-7%252C5+cm+04c%25C3%25B3pia.jpg)
Tanto é que alguns exemplares foram colocados em serviço pelo sempre exigente exército alemão.
As AB41 estavam dotadas de tracção 4x4 e também tinham de cada lado da parte central do chassis uma roda que girava livremente sobre o seu eixo, sendo a sua função facilitar a passagem de obstáculos, para além de servir como roda sobressalente.
Nos modelos enviados para o deserto eram montados pneus de maior tamanho para aumentar a mobilidade reduzindo a pressão específica exercida sobre o solo.
Existiram igualmente modelos equipados com rodas metálicas especiais sem pneus a fim de se deslocarem por vias-fér
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiquFlFYx-MRNi527gz8lR2qOu_txh7az8OD3v5hECy9g7DQ1Z7BsTCZIuzI54s9fQa3fH8pTHFvW3Agwztdan275WpfFodtlJ4dMsWHAFbmUM-J4YtuQOGqDHWhvC2hi6w5K5aLD5h6Zw/s400/Pz.Sp.Wg.+AB43+1.72-7%252C5+cm+06c%25C3%25B3pia.jpg)
Depois do armistício da Itália a 8 Setembro 1943 os alemães criaram a OZAK (Zona de Operações do Litoral do Adriático).
Tratava-se de uma extensa área que compreendia as regiões fronteiriças do noroeste de Itália a parte das actuais Eslovénia e Croácia, onde a intensa actividade guerrilheira obrigou os germânicos a recorrer a uma grande quantidade de efectivos apoiados por blindados maioritariamente de origem Italiana.
JJ fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário