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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

10 de setembro de 2012

Merkava Mark. IV 1979


Merkava Mark. IV 1979
 
Unidade Blindada do Tsahal (Forças de Defesa de Israel)
Exército Israelita - Israel 2009

65 ton - comp. 9 m - larg. 3,70 m - alt. 2,65 - 4 tripulantes - motor GD833 de 12 cil.-1500 cv - depº combustível 1400 L - veloc.máx.: estrada 65 kmh, mato 55 kmh - autonomia: estrada 500 km, mato 400 k - peça IMI MG253 de 120 mm + metr. 12,7 mm + 2 metr, 7,62 mm + morteiro 60 mm - blindagem especial do tipo composto. metal, escala 1:72-12,5 cm - base 8x17 cm - extras: base técnica.


O mais recente exemplo do “Punho Blindado” Israelita.
O Merkava -“Coche” em Ebraico, por ter o motor á frente - Mark IV é o último da família de carros israelitas com o mesmo nome.
É um dos veículos blindados mais avançados de entre todos os que estão atualmente ao serviço, e na sua conceção foi dada uma particular atenção à sua proteção e à sua potência de fogo.
A família de carros Merkava começou a ser desenvolvida na década de 1970 como uma das iniciativas para tornar independente a indústria de defesa israelita da dos países ocidentais.
Desde a entrada ao serviço do Merkava Mark I em 1979 foram-se acrescentando sucessivas melhorias, até se chegar ao Mark IV hoje um dos carros mais avançados e melhor protegidos.

Tal como a dos seus predecessores, a configuração do Merkava nãe é clássica pois o motor e transmissão estão situados na frente do casco a fim de aumentar a proteção. Além disso, o compartimento de condução situa-se no lado esquerdo e, atrás, a torre, enquanto o espaço livre ma parte de trás do casco serve para armazenar os contentores com as munições.
Em circunstâncias muito especiais esses contentores podem ser retirados, ficando um espaço livre suficiente para alojar até quatro soldados.
A torre acolhe o chefe do carro e o apontador, ambos do lado direito da peça, enquanto o municiador se encontra à esquerda. Tanto o comandante quanto o apontador possuem aparelhos de pontaria estabilizados e capazes de funcionar em ambiente noturno ou de baixa visibilidade.
O sistema de rotação da torre e de elevação da peça é elétrico para evitar os riscos de incêndios inerente aos sistemas hidráulicos.
O Merkava IV está dotado com um sistema de alerta laser para detetar um eventual telémetro laser inimigo e, nas últimas versões, com um sistema de proteção ativa. Conhecido como “Trophy” tem uma série de sensores que detetam a aproximação de um projétil e reagem disparando uma munição explosiva a partir de um dos diferentes lançadores de artifícios montados no carro.

O veículo dispõe de um sistema de proteção contra agentes nucleares, biológicos e químicos (NBQ). A guarnição conta além disso, com um sistema de ar condicionado individual.
O primeiro Merkava Mark IV entrou ao serviço em 2003 entrando em combate no Líbano e nos territórios palestinos.
Até à data, foram produzidos 400 exemplares, e prevê-se fabricar mais outros 300.
A proteção foi uma prioridade na conceção deste blindado.
Assim, o engenho conserva o baixo perfil. e linhas com planos lisos angulares, para desvio de disparos inimigos, que caracteriza todos os seus predecessores.
Está igualmente equipado com vários outros sistemas de defesa e com uma blindagem modular de tipo compósito na frente do casco e na torre.

Este Merkava Mark IV pertence a uma unidade blindada do Tsahai a ponto de partir para uma zona de combate.
O carro está pintado com a cor cinzenta ocre - chamada “cinzento Sinai” - que o Tsahal aplica tradicionalmente em todos os seus veículos blindados.

Os anéis brancos na peça, o “V” sobre as saias laterais e as letras sobre os painéis atrás da torre são símbolos táticos que identificam as diferentes subunidades (companhia, batalhão etc).
Quando necessário eram suspensas sob o bojo traseiro da torre, múltiplas pequenas correntes de ferro, que servem para fazer explodir projéteis anticarro inimigos de carga oca antes que eles atinjam a blindagem principal.
Desde as suas primeiras versões os carros desta série foram equipados com saias metálicas de proteção. Estas placas não são blindadas e servem para provocar a explosão antecipada dos projéteis inimigos de carga oca.


JJ fotos
Altaya
Google

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