Strv. 103B Stridsvagn 1961
versão: Skaraborgs Regemente (P4)
Suécia 1977
30,7 ton. - peça 105 mm + 3 metr. 7,62 mm - comp. 9 m - larg. 3,60 m - alt. 2,14 m - aut. 390 km
- v.máx. estrada 50 kmh, mato 40 kmh - 3 tripulant. - depósito 550 L -blindagem em aço
meta, escalal 1:72 - 12 cm - base 8x17 cm
extras: Diorama, patines, fundo, base técnica
O estilo sueco aplicado aos carros de combate.
versão: Skaraborgs Regemente (P4)
Suécia 1977
30,7 ton. - peça 105 mm + 3 metr. 7,62 mm - comp. 9 m - larg. 3,60 m - alt. 2,14 m - aut. 390 km
- v.máx. estrada 50 kmh, mato 40 kmh - 3 tripulant. - depósito 550 L -blindagem em aço
meta, escalal 1:72 - 12 cm - base 8x17 cm
extras: Diorama, patines, fundo, base técnica
O estilo sueco aplicado aos carros de combate.
O 103 Stridsvagn foi um dos mais originais carros de combate ocidentais em virtude da sua silhueta muito baixa, devida à ausência de torre.
Até ao momento é o único carro operacional que apresenta essa característica.
A suécia é célebre pela qualidade do seu aço e da sua indústria pesada.
Tratando-se de indústria militar, o país começou a fabricar veículos blindados no fim da Primeira Guerra Miundial 1918, inaugurando uma longa tradição que se perpétua até hoje.
As Pansartruperna (tropas blindadas) do exército sueco constituem uma força relativamente pequena, mas muito especializada.
As três unidades principais que a compôem são os regimentos Skaraborgs, Södra skanska e Norrbottens.
O Stridsvagn 103B aqui representado pertence ao regimento blindado Skaraborg P4 (Panzareregemente 4) uma unidade criada em 1942 -embora as suas origens remontem ao séc. XVI- e estacionado na cidade de Sköde.
As duas versões A e B foram pintadas unicamente em verde, mas em certas ocasiões esse fundo fosco foi modificado pela aplicação de uma camuflagem de Inverno, para se confundir no ambiente de florestas nevadas.
JJ fotos
JJ fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário