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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

27 de outubro de 2012

Lola Aston Martin BO9/60


Lola Aston Martin BO9/60
24 Horas Le Mans 2010
78e Circuit de La Sarthe
 
 
pilotos : Pierre Ragues (FR) - Franck Mailleux (FR) - Vanina Ickx (BE).
 
V12-5993 cc - 650 cv - v.máx.: n/a - 0-100: n/a - peso n/a

A Aston Martin foi uma das firmas mais conceituadas da história da indústria automóvel.
Teve os seus momentos de glória durante os anos 50 com a sua apoteose em 1959. Nessa temporada, os Aston Martin DBR1 mostraram-se particularmente brilhantes impondo-se no Campeonato do Mundo de Construtores e também nas três provas do calendário: 1000 km de Nürburgring, 24 hoars de Le Mans e Tourist Trophy.
A Aston Martin também tirou o título à Ferrari que dominou as provas de resistência durante três anos, de 1956 a 1958.
Cerca de cinquenta anos depois, a Aston Martin decidiu regressar ao mais alto nível das provas de resistência.


A partir de Março de 2007 a sociedade Aston Martin Lagonda entrou num consórcio que juntou David Richards, John Sinders, a Investiment Dar e a Adeem Investiment. Esta nova organização veio estimular o compromisso da marca em várias frentes da competição automobilística.
Para se encontrar rapidamente entre os melhores concorrentes das provas de resistência, a Aston Martin decidiu associar-se à empresa Lola.
Fundado por Éric Broadley em 1958, a Lola Cars é um dos pilares do desporto automóvel britânico.
Esta ramificação é atualmente um dos componentes da Lola Group, a par da Lola Composits e da Lola Special Projects.
Aliás, a Aston Martin e a Lola já se tinham associado em 1967 para competir nas 24 horas de Le Mans.


Apresentado em finais de 2007 para a temporada de 2008, o Lola B08/60 com as cores históricas da Gulf - azul e cor de laranja - foi desenvolvido pela Prodrive, uma estrutura dirigida por David Richards à conta da Aston Martin Racing.
Em 2010 a Aston Martin Racing regressou às 24 hoas de Le Mans pela terceira vez com uma versão afinada do Lola B09/60 de motor Aston Martin.
Continuou a ser propulsionado pelo motor de 12 cilindros em V de 5993 cc e 650 cv. Os dirigentes da equipa sabiam perfeitamente que eram poucas as hipóteses de vitória dos Lola Aston Martin, pois tinham motores a gasolina, enquanto os Audi e os Peugeot dispunham de mecânica Diesel, fortemente favorecidos pelo regulamento.


A aposta da Aston Martin seria pois ser o melhor dos não-diesel. Foram três os Lola B09/60 a alinhar nas 24 Horas de Le Mans.
Os números 007 e 009 apresentaram as cores históricas da Gulf Oil, ao passo que o número 008 foi inscrito pela Signature Plus.
Esta equipa francesa, impulsionada por Philippe Sinault e fundada em 2006, tem sede em Bourges, no departamento de Cher.
Em Le Mans, como, aliás, sucedeu no resto da temporada de 2010, o Lola Aston Martins da Signature Plus foi pilotado por Vanina Ickx (filha do grande campeão Jacky Ickx), Franck Mailleux e Pierre Ragues. Infelizmente, o bólide despistou-se durante a vigésima hora da corrida e foi obrigado a abandonar.


JJ fotos
Altaya
Google

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