MODELISMO como Terapia
"Fui gentilmente convidado a colaborar com este Site, sobre um assunto que muito me fascina, porém não sou um "expert".
O Modelismo me atrai desde pequeno, quando ficava fascinado observando as vitrines das poucas lojas que existiam em São Paulo na década de 70.
Realmente o simples fato de observar aquelas miniaturas perfeitas me faziam alçar vôos imaginários dentro de um universo infanto-juvenil, que não encontrava barreiras. Minha intenção é trazer para os Leitores uma ideia e um pouco de emoção sobre este assunto que fascina pessoas ha muito tempo.
O Modelismo é quase tão antigo quanto o homem.
Os primeiros homens que modelavam no barro pequenas esculturas de animais, deuses e seus semelhantes, no fundo, estavam praticando o Modelismo. Os egípcios antigos, quando construíam réplicas quase que perfeitas de embarcações, animais, palácios e outros objetos, para serem enterrados junto com o Faraó morto, estavam praticando o Modelismo.
Mas o que vem a ser o Modelismo exatamente? O Modelismo é a pratica da miniaturização de objetos e pessoas em escala, numa reprodução que se aproxime ao máximo do modelo verdadeiro, podendo ser a miniatura estática ou móvel.
Mas, por que praticar o Modelismo? O Modelismo pode ser encarado de duas maneiras: como brinquedo - uma pura diversão (se bem que alguns puristas discordam) ou como um hobby sério.
Em ambos os casos o Modelismo é divertido e desafiador e ainda traz para o praticante as seguintes vantagens:
· Alivia tensões emocionais;
· Pode ser usado como uma Terapia Ocupacional;
· Auxilia no domínio da ansiedade;
· Aumenta a capacidade de concentração;
· Exercita a perseverança;
· Aprimora a qualidade de mãe de obra;
· Desenvolve habilidades manuais;
· Incentiva a leitura e análise;
· Incentiva a pesquisa histórica;
· Desenvolve a criatividade;
· Exercita o conhecimento de outros idiomas, povos e costumes.
Provavelmente os motivos acima, mais o fato do Modelista poder se dedicar a um tema que seja de seu interesse (aviões, carros, militaria, navios, móveis, ficção cientifica, etc.), é que vem tornando essa prática cada vez mais difundida no mundo.
Só para citar um exemplo: Nas regiões de inverno mais rigorosas do EUA e Canada, estima-se que os praticantes de Ferreomodelismo e Plastimodelismo ultrapassem os cinco milhões de pessoas.
O Modelismo está dividido em várias categorias, visando abordar o principal interesse do praticante.
Vamos dar uma olhada, para conhecer melhor, as principais categorias e subcategorias que encontramos no Modelismo. Em próximos artigos pretendo abordar mais detalhadamente cada uma das principais categorias." (...)
Gentileza do Blog www.curingao.com.br/curingao/hob.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário