com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

17 de maio de 2009







Schwerer Panzerspähwagen
Sd.Kfz 232 1939

Versão: 5ª Divisão Ligeira
Agedabia (Líbia) Abril 1941




8,5 ton
peça 20 mm +
metr. 7,92 mm comp. 5,85 m
autonomia estrada 300 km mato 170 km
v.máx. estrada 85 kmh
mato 35 kmh
depósito: 150 L

4 tripulantes
Blindagem máx: aço 30 mm

escala 1:72 - 9 cm

base 7x13 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, patines, base técnica.


As primeiras tropas da 5ª Divº Ligeira formada na Europa em Janeiro de 1941, a partit do Pz.Rgt 5, enquadrada na 3 Panzer Division, começaram a desembarcar em Tripoli no mês seguinte, como parte do Deutsches Afrikakorps (DAK).

Como o fornecimento de tintas para o esquema “tropical” ainda não estava disponível, todos os veículos – pintados com a cor Dunkelgrau (cinza) nas linhas de montagem – foram camuflados com barro a partir de terra e, nalguns casos, com pintura italiana Giallo Sabbia (amarelo-areia).

Este blindado com a matrícula WH-1021124 tinha pintada a palmeira do DAK na placa frontal e junto das cruzes dos lados e na parte traseira do casco.

Esta unidade não teve emblema próprio até Agosto de 1941, quando subiu de categoria e foi renomeada como a 21ª Panser Vivision.

JJ fotos

2 comentários:

Anónimo disse...

Espectacular o resultado que conseguiste com os modelos da Altaya. Sou colecionador dos mesmos bem como Dragon Armor etc.
Sei bem a qualidade que alguns modelos da Altaya apresentam e a forma como conseguiste enriquecê-los através dos dioramas é fantástico. Meus muitos sinceros parabéns pelo trabalho conseguido.

joaomgrade@hotmail.com

José Justo disse...

Grato pelo elogio João.
Na realidade a Altaya nesta série refinou a qualidade dos modelos, tanto nos pormenosres, como nos recortes e nas matriculas e insignias.
A série anterior de Tanks, que também fiz, era menos boa.
Os Dioramas são a minha paixão, que com as patines que sempre dou aos modelos ajudam a tornar o "boneco" mais real.
Cumprimentos ZJ