com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

23 de novembro de 2011

F-16B Falcon - Portugal












F-16B Fighting Falcon
Caça-bombardeiro Bilugar
General Dynamics Corp. - USA
versão: Esquadra 210 "Falcões" - Força Aérea Portuguesa

envergadura 9,45 m
comp. 15,03 m
alt. 5,09 m
teto 15240 m
armamento: canhão 20 mm +
misseis e rockets vários +
2 depósitos descartáveis nas asas
autonomia 3800 km
1º voo: 1976
v.máx. 2020 Kmh
peso 8496-16500 Kg
modelo metálico, escala 1:72 - 21 cm base 6,5x9 cm
extras: Base técnica

Falcon ou Viper (Falcão ou víbora).

O general Dynamics (hoje, Lockheed Martin) F-16 é considerado um dos melhores aviões de combate das últimas décadas do século XX.

A sua perfeita combinação custo/prestações e os indubitáveis êxitos conseguidos em batalha contribuiram, sem dúvida, para esse reconhecimento.

O F-16 na Força Aérea Portuguesa. No âmbito do acordo Peace Atlantis I, de 1994 a FAP recebeu vinte F-16 A/B destinados à Esquadra 201 “Falcões” da Base aérea 5 em Monte Real.

Cinco anos mais tarde viria a receber um segundo lote de mais vinte e cinco aeronaves, agora destinadas à Esquadra 301 “Jaguares” também esta operando a partir da BA5 em Monte Real.

A missão das Esquadras “Falcões” e “Jaguares” consiste na defesa aérea do território nacional e também na participação na Força de Reação Rápida da OTAN (Nato Response Forces) e nesse sentido, exige prontidão permanente de duas aeronaves com mísseis ar-ar e canhão 20 mm durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

A FAP já participou com os seus F-16 em diversas operações.

Na crise do Kosovo, destacou três F-16A para a Base de Aviano, em Itália, para a Operação Allied Force, onde entre Outubro de 1998 e Junho de 1999 a Esquadra 201 se envolveu na campanha aérea dos Balcãs, protegendo as forças aliadas e tomando parte em missões de superioridade aérea, voando 1130 horas de voo em 270 saídas, muitas delas com mais de sete horas, exigindo reabastecimento no ar*.

Em 2000 a FAP participou com seis aeronaves no exercício Red Flag, na base aérea de Nellis, no Nevada, EEUU, naquele que é um dos melhores exercícios mundiais, com missões exigentes e de complexidade tática. De Novembro a Dezembro de 2007, o F-16A/B integrou ainda a missão de Policiamento Aéreo NATO sobre os Estados Bálticos, contribuindo para a sua defesa aérea.

O F-16A/B Fighting Falcon, assume-se como uma aeronave emblemática para a FAP representando modernização e avanço tecnológico.

Nesse sentido, estas aeronaves têm vindo progressivamente a ser utilizadas no âmbito do programa Mid Life Upgrade (MLU) equiparando-se aos dos restantes parceiros da OTAN num projeto já em fase de conclusão. Os aviões já atualizados passam oficialmente a ser designados F-16AM/BM.

* Assinalado com símbolos brancos logo atrás da carlinga o local onde o F-16 é reabastecido em pleno voo.

JJ fotos

Sem comentários: