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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

21 de dezembro de 2012

Pescarolo 01 EVO JUDD

Pescarolo 01 EVO JUDD
 
24 Horas Le Mans LMP2 -2010 78e Circuit de La Sarthe
pilotos: Mathieu Lahaye (FR) - Guillaume Moreau (FR) - Jan Charouz (CZ)
 motor V8 atmosférico-3397 cc - LMP2 - 480 cv - v.máx.: n/a - 0-100: n/a - peso: n/a - pneus Dunlop. Características da prova: data 12 e 13 Junho 2010 - Circuito de La Sarthe (Le Mans-França) - extensão/volta 13,626 km - á partida 56 automóveis - à chegada 27 automóveis.
A Paixão pela Velocidade
Antes de ser um construtor temido e um diretor desportivo experiente, Henti Pescarolo foi um piloto com um palmarés impressionante. Nascido em Setembro de 1942 em Paris, Henri Pescarolo descobriu o desporto automóvel em 1963, numa altura em que estudava medicina com o objetivo de suceder ao pai, que era cirurgião. Mas depressa o apelo dos circuitos se tornou mais forte que o das salas de operações...Para receber uma aprendizagem mais consistente como condutor, Henri Pescarolo inscreveu-se na Coupe des Provences, uma fórmula de promoção criada pela revista Spor Auto e patrocinada pela Ford France.
As corridas passavam-se ao volante de Lotus Seven, um pequeno mas formidável carro desportivo, rudimentar e lúdico, com todos os concorrentes a queixarem-se dos mesmos infortúnios, pois todos dispunham de um carro do mesmo tipo. Henri Pescarolo passou para as velocidades superiores quando começou a trabalhar para a Matra em 1965. Não demorou muito a enriquecer o seu palmarés. Ao impor-se em dez provas, em 1967, Henri Pescarolo transformou-se no melhor piloto europeu de Fórmula 3, e arrebatou o título de campeão de França no final do ano, num Matra M56. Em 1968, Henri entrou na grande aventura da F-1.
 
Fez a sua estreia ao volante de um Matra MS11 de motor Matra V12, no Grande Prémio do Canadá, mas teve de abandonar a prova. Pelo contrário, quinze dias depois, Grande Prémio do México, conduzindo o mesmo automóvel, terminou na nona posição. Henri Pescarolo prosseguiu com a sua carreira na Fórmula 1, mas foi nas provas de resistência que edificou o seu fantástico palmarés. Pescarolo impôs-se como “O” piloto de Le Mans com um recorde absoluto de participações, e trinta e três à sua conta.
Convém acrescentar que ao longo de muitos anos, de 1966 a 1999, Henri Pescarolo conduziu todo e género de automóveis: Matra, Ferrari, Rondeau, Cougar, Courage, Sauber, Jaguar... Durante estes anos, obteve quatro vitórias: em 1972, com Graham Hill, mum Matra MS670, em 1973 e 1974 com Gérard Larouse, também num Matra MS670 e em 1984, com Kalus Ludwik, num Porsche 956. Pescarolo passou a construtor tomando um Courage C60 como base de desenvolvimento. O seu primeiro protótipo estreou-se nos 1000 km de Monza, em 2007. Em 2010 apresentou-se como construtor nas 24 de Le Mans, com duas inscrições concretizadas pela OAK Racing: o carro nº 24 de Richard Hein, Jacques Nicollet e Jean-François Yvon, e o nº 35 de Matthieu Iahaye, Guillaume Moreau e Jean Charouz.
 Duas barquetas magnificas revestidas de cor-de-rosa e preto. Os dois carros inscritos em 2010 eram propulsionados pelo mesmo motor Judd. A barqueta trocara a sua motorização Mazda por um Judd mais seguro, do tipo DB. Tratava-se de um 8 cilindros em V a 90º, funcionando a gasolina e desprovido de turbocompressor. Tinha uma cilindrada de 3397 cc. O Pescarolo nº 35 terminou em sétimo nas 24 Horas de Le Mans de 2010.
JJ fotos
Altaya
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