Vaillante Le Mans
Sport 1957
Michel Vaillant, album «O Desafio das Muralhas»
piloto: Michel Vaillant
2990 cc - 250 cv às 6500 rpm - 3 carburadores de corpo duplo
- 4 velocidades - chassis tubular - carroçaria descapotável - travões de 4
tambores de comando hidráulico - suspensão independente às 4 rodas por barras
de torção - amortecedores telescópicos hidráulicos - comp. 3,90 m - larg. 1,50
m - jantes de 16” - v.máx. 270 kmh - 2 depósitos de gasolina de 60 L cada -
consumo de 35 litros/100km em prova especial.
Um teste de mestre
O Vaillante Le Mans Sport foi o primeiro Vaillante a ser
construído especificamente para as 24 Horas Le Mans, uma prova que se tornaria
um local de encontro regular para Michel Vaillant.
Estamos no início de uma grande saga!
O início da década de 1950, foi o do domínio dos automóveis
ingleses, e principalmente dos muito modernos Jaguar D, sem esquecer os Aston
Martin. Em 1951 um Jaguar venceu à frente de um Ferrari e de um Talbot francês,
já antigo; em 1952 foi a Mercedes que venceu, também à frente de um Talbot. Em
1953 a Jaguar conquistou o primeiro, segundo e quarto lugares. A Ferrari
assumiu o controlo ao vencer em 1954 à frente...de um Jaguar e em 1955 subiram
ao pódio um Jaguar, um Aston Martin e um Jaguar.
No ano seguinte, onde podemos
situar mais ou menos o Vaillante que nos interessa, a Jaguar venceu mais uma
vez com os pilotos Sanderson/Flockhart, à frente do Aston Martin DB3 de
Moss/Collins e do Ferrari 625 LM de Gendebien/Trintignant. Este ponto da
situação permite-nos ficar a saber mais sobre Vaillante. Em 1957, ano em que
foi publicada a primeira aventura onde o automóvel aparece - uma história curta
intitulada “A 24ª Hora” – a fábrica Vaillante ainda estava no início e
provavelmente Henri Vaillant tinha começado a comercializar os seus automóveis
há pouco tempo.
Técnico experiente dotado de qualidades de gestão, e animado
por uma forte paixão Henri Vaillant não é no entanto um super-homem nem sequer
pode ser bom em todas as disciplinas. Deste modo, o Vaillante é provavelmente
um dos melhores automóveis apesar de ter a desvantagem de se apresentar contra
as equipas mais fortes do Mundo, mas talvez não seja o melhor de todos...
O Desafio das Muralhas
O amor pelos clássicos
O Vaillante Le Mans Sport aparece em 1957 numa história
curta e volta a entrar ao serviço em “O Desafio das Muralhas” um album de 1988
que tem como pano de fundo o “Circuito das Muralhas” uma das grandes concentrações
francesas de automóveis clássicos. Deste modo, o album “O Desafio das Muralhas”
aborda o tema dos automóveis clássicos e de coleção.
Nesse ano de 1988, durante
o qual o fenómeno adquiriu uma verdadeira dimensão internacional, a marca
Vaillante desempenhou de pleno direito um papel fundamental neste movimento:
marca francesa de prestígio cujo primeiro modelo remonta ao imediato pós-guerra
1939-45, foi a convidada especial da grande manifestação de Angoulême, o
“Circuito das Muralhas” que todos os anos comemora num circuito urbano as
corridas que aí se disputavam na década de 1950.
Michel Vaillant e os clássicos
A história começa com a chegada de todo o staff Vaillante ao
local: Henri e Michel, convidados de honra, são recebidos pelo presidente da Câmara
de Angoulême. Como é costume em Jean Graton, a banda desenhada mostra-nos os
bastidores desta grande manifestação de automóveis clássicos por ocasião do seu
10º aniversário.
Mas para interromper esta cerimónia demasiado protocolar, na
manhã seguinte Henri Vaillant descobre que o jornal regional anuncia um desafio
lançado aos Vaillante: com efeito, tratava-se de corridas verdadeiras e todos
os Vaillante clássicos que vão participar são desafiados por um misterioso
grupo de pilotos. Enquanto isso, descobrimos o circuito através dos desenhos de
Jean Graton: um belo traçado, apesar de ter um pouco menos de 1300 m,
serpenteia entre o flanco das muralhas da cidade e a catedral.
Um herói em família
Corajoso, leal e bom filho, Michel Vaillant é um verdadeiro
herói “romântico” da época de ouro da banda desenhada. E tem a particularidade
que o distingue completamente dos seus pares, de Buck Danny a Gaston Lagaffe,
de Tintin a Lucky Luke: tem uma
família! Jean Graton refere que teve um infância difícil e sentiu falta da
verdadeira vida de família durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi ele quem quis
dar ao seu herói uma família que está muito presente nas suas aventuras: o seu
pai e mãe, o irmão e a esposa, a sua mulher e em breve um sobrinho, é todo um
ambiente tranquilo em família que se constrói rapidamente, em alguns albuns: e
isto sem contar com a casa da família, a Jonquiére. A dificuldade consistiu em
fazer de Michel Vaillant um personagem banal, mas esta proximidade com o homem
comum é felizmente contrabalançada através de personalidades muito diferentes
entre um Michel calmo e o seu pai explosivo, a sua mãe meiga e a esposa
voluntariosa...É a soma de todos estes caracteres que também dá relevo à banda
desenhada Michel Vaillant.
As histórias curtas
Antes de lançar MIchel Vaillant em grandes aventuras, as
Éditions du Lombard, que não estavam convencidas do futuro de um piloto de
corridas como herói de banda desenhada, quiseram testar o personagem através de
cinco histórias curtas com algumas páginas que foram publicadas no “Journal de
Tintin” no final da década de 1950. O Vaillante Le Mans Sport aparece em “A 24ª
Hora” a quinta e portanto a última destas histórias de teste. Nestas histórias,
o personagem Michel Vaillant passa de adolescente (tem 16/17 anos na primeira,
que se chama “Bom sang ne saurait mentir) e atinge a idade adulta em “A 24ª
Hora” onde se afirma que tem 19 anos: os seus traços tornaram-se mais
maduros...e a série conquistou público; devido ao sucesso destas histórias
curtas, Michel Vaillant teve direito aos seus muitos e famosos albuns!
JJ fotos
Altaya
Google
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