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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

20 de outubro de 2008

Marcas Auto - História

Chevrolet
Dita a lenda que o símbolo da marca em forma de cruz é baseado numa ilustração de papel de parede de um Hotel em Paris, onde um dos fundadores da marca, William Durant se hospedou em 1908.
Acredita-se que o fabricante da marca guardou a amostra desse papel na sua carteira já com o intuito de usar a imagem como símbolo da marca automóvel que fundou com Louis Chevrolet.

Citroën
A história de Citroën começa com o fundador da companhia, o engenheiro André Citroën. Este construiu armamentos para França durante a Primeira Guerra Mundial - depois da guerra ele tinha uma fábrica e nenhum produto.
Em 1919 começou a produzir automóveis, começando com o modelo convencional tipo A.
O símbolo da companhia, ainda usado até hoje, é o "double chevron", referenciando o trabalho anterior da Citroën a engrenagem ou hélice helicoidal.

Ferrari
O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado em um fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari.
O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário "asso" (ás) da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões.
Baracca queria o cavalo empinado em seus aviões porque o seu esquadrão, os "Battaglione Aviatori", foi inscrito num regimento da Cavalaria (forças aéreas estavam nos seus primeiros anos e não tinham administração separada), e também porque ele mesmo tinha a reputação de melhor cavaliere (cavaleiro) de sua equipe.
Em 17 de Junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito de Savio em Ravenna e lá ele conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca.
A Condessa pediu que ele usasse o cavalo em seus carros, sugerindo que isso lhe daria boa sorte, mas a primeira corrida na qual a Alfa permitiu o uso do cavalo nos carros da Scuderia foi onze anos depois, nas 24 Horas de Spa em 1932.
Ferrari ganhou. Ferrari continuou a utilizar o cavalo negro, contudo adicionou um fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena.
O cavalo empinado não foi sempre identificado como marca apenas da Ferrari: Fabio Taglioni o usou também nas suas motocicletas Ducati.
O pai de Tagliani foi de fato um companheiro de Baracca e lutou com ele no 91º Esquadrão Aéreo, mas ao passo que a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo; esse pode ter sido o resultado de um acordo privativo entre as duas marcas.
O Cavalo empinado é hoje uma marca registada da Ferrari.

Fiat
O nome FIAT é um acrónimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino, fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899.
O logótipo da marca sofreu bastantes evoluções no decorrer dos anos. O primeiro logótipo da Fiat foi criado pelo pintor turinense Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário.
Era o desenho de um pergaminho feito em latão. Em estilo rococó, que traduzia os gostos da época e a forma dos primeiros carros, muito semelhantes as carruagens.
Trazia por extenso a razão social da empresa: Fabbrica Italiana di Automobili Torino e o número do chassis do veículo. A sigla não era o nome oficial da empresa, mas apenas a marca reservada ao produto. Actualmente, O 15º logotipo é uma variante em estilo mais moderno do emblema usado pela companhia nos anos 20 (4º logótipo).
Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, vem com a moldura e inscrição prateadas, com caracteres de corpo mais largo do que os símbolos históricos, sobre um fundo azul ponteado opaco e 72 milímetros de diâmetro.
Os famosos quatro losangos inclinados 18 graus permanecem na parte posterior dos modelos como assinatura inconfundível da empresa.
O objectivo em relançar o logotipo, e justamente associar as glórias daquele período, quando suas máquinas eram imbatíveis no automobilismo de competição, com a solidez e a modernidade do presente

Honda
O logótipo da marca nipónica frabricante de automóveis e de navios consiste no "H" alusivo à sua denominação. No entanto, este "H" encontra-se relativamente inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.

Lotus
O nome da marca é alusivo à flor de lotus e as inicias ACBC presentes no logotipo significam Anthony Colin Bruce Chapman, nome do fundador da marca, homem que revolucionou a F1.
De facto, a lotus tem uma participação activa nos campeonatos de F1.

Mitsubishi Motors
Empresa multinacional de origem japonesa. Domina diversos ramos da indústria, desde a indústria de electrónicos, naval, automobilística, actuando inclusive como empresa financeira/bancária.
Em japonês significa "três diamantes".
Tendo como termo de comparação os diamantes, o logótipo da marca e o nome são a representação da durabilidade e beleza dos seus produtos. Representa ainda o domínio do ar, da terra e dos mares, meios quem que actua.

Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz é actualmente a maior fabricante de automóveis da Alemanha, e a mais antiga montadora de automóveis do mundo.
A famosa estrela que representa a marca surgiu em 1909, a partir de uma ideia dos filhos de Gottlieb Daimler, Paul e Adolf, cada ponta da estrela representa: Terra, ar e mar.
O nome, Mercedes-Benz, foi usado pela primeira vez em 1926, quando Gottlieb Daimler e Karl Friedrich Benz, que já produziam e comercializavam veículos separadamente, uniram esforços e passaram a trabalhar em conjunto.

Nissan
A palavra Nissan significa "Indústria japonesa", seno o nome da marca alusivo país fabricante de origem.
Durante muito tempo, a palavra Nissan encontrou-se sobre um fundo azul , cor de sucesso na cultura japonesa e um círculo vermelho como fundo, que representa luz, sinceridade.
O objectivo da marca era remeter para o "sinceridade leva ao sucesso". Com a reestruturação da marca o seu logótipo foi alterado, mantendo-se o nome da marca no centro de um círculo, que simboliza universalidade.

Opel
O símbolo da Opel evolui ao longo dos tempos, o seu logótipo inicial era alusivo a duas máquinas de cozer, uma vez que a primeira área de negócio da marca foi precisamente produção de máquinas de coser. Quando passou a fabricar bicicletas adoptou um outro logótipo, e quando se iniciou no sector automóvel optou por criar o logótipo que hoje conhecemos, embora não com um design tão actual.
O logo consiste num relâmpado no centro de um círculo, combinado a estabilidade e plenitude do círculo com a imprevisibilidade do relâmpago.

Peugeot
Peugeot é uma marca francesa, produtora de carros, actualmente pertencente ao Grupo PSA Peugeot Citröen.
O logótipo da Peugeot evoluiu a partir da imagem de um leão, agregando elementos para garantir maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação.
Valorizou-se a imagem de uma empresa dinâmica, porém sem deixar de lado a tradição de um nome sempre ligado ao pioneirismo.

Porsche
O brasão presente no logotipo da Porsche representa o estado de Baden-Württenberg. É lá que fica a cidade de Stuttgart, na Alemanha, sede da empresa.
No centro, há um cavalo preto empinado, símbolo desta cidade, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.
Em 1949, um ano depois de ter sido fundada, a Porsche adoptou definitivamente o emblema, desde então presente no capô dianteiro de todos os modelos de linha e nos carros de competição por ela fabricados.

Renault
O símbolo da Renault consiste num losango, similar ao formato de um diamante. Este foi adoptado em 1925, para sugerir precisamente sofisticação e prestígio.
Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.

Rolls-Royce
Empresa inglesa que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo. Os "R" representados no logotipo da marca são alusivos aos sobrenomes dos fundadores: Charles Rolls e Frederick Royce.
Inicialmente estes "R" eram vermelhos, mas após a morte dos dois fundadores passaram a ser reproduzidos em preto como sinal de luto.

Subaru
A Subaru a marca de automóveis da empresa japonesa Fuji Heavy Industries, que também actua no mercado aeroespacial, no de produtos industriais e produz ainda tecnologia ecológica.
De facto a marca japonesa esteve sempre associada a tecnologia de ponta. Dada a multiplicidade de segmentos em que opera o símbolo da marca e o próprio nome representam o grupo de estrelas Plêiades, estrelas da constelação de Touro.
As Plêiades são visíveis no hemisfério sul e no hemisfério norte, consistem em várias estrelas brilhantes e quentes que foram formadas ao mesmo tempo dentro de uma grande nuvem de gás e poeira interestelar.
A névoa azul que as acompanha deve-se à poeira muito fina que ainda permanece e reflete principalmente a luz azul das estrelas.

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