com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

16 de março de 2010






Sd.Kfz.3 Opel Maultier 1942
Versão: 4. Panzer Division
Ponyri – URSS, Julho 1943

3,93 ton
desarmado
comp. 6 m
larg. 2,28 m
alt. 2,70 m
autonomia:

estrada 160 km
mato 80 km
v.máx. estrada 40 kmh
mato 25 kmh
depósito: 82 L
2 tripulantes
sem blindagem

escala 1:72-8 cm
base 7x13 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo, acessórios, patines, base técnica

A Wehrmacht nunca deixou de insistir na necessidade urgente de contar com mais e melhores veículos todo-o-terreno na frente Oriental, sobretudo a partir de 1942.

Não obstante, o primeiro passo para esta nova categoria de veículos foi um protótipo desenvolvido para as Waffen SS.

O dito engenho aproveitava os componentes de um blindado ligeiro de correntes britânico Carden-Loyd, concretamente o seu trem de rodagem, para substituir o eixo traseiro de um camião de 3t de capacidade, que naqueles momentos constituía o grosso da frota de carga disponível.

A necessidade de contar com veículos de transporte com sistema de tracção de lagartas, exigiu a procura de soluções improvisadas.

Uma delas foram os semi-lagartas de circunstâncias, conhecidos de maneira genérica como “Maultier” (em alemão, mula de carga).

Este camião, com matricula WH-329527 tem no gurada-lamas dianteiro esquerdo e na parte traseira da caixa, o emblema amarelo da 4. Panzer Divison, e o símbolo táctico branco do batalhão de granadeiros blindados, neste caso acompanhado pelo número 2 que indica 2ª companhia.


Google
JJ fotos

Sem comentários: