12 de abril de 2010
Sd.Kfz. 231 (6-RAD) 1932
Versão: 4. Panzer Division
Varsóvia - Polónia, Setembro 1939
5350 kg
eça 20 mm +
metr. 7,92 mm
comp. 5,57 m
larg. 1,82 m
alt. 2,25 m
autonomia:
estrada 300 km
mato 250 km
v.máx.:
estrada 70 kmh
mato 35 kmh
depósito 105 L
4 tripulantes
blind. máx. aço 14,5 mm
metal escala 1:72-8 cm
base 7x13 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base técnica.
O Sd.Ffz.231 pode ser considerado o primeiro blindado pesado do exército alemão construído depois de 1918.
Não obstante, este veículo foi um carro de transição anterior à colocação em serviço dos grandes blindados de rodas 8x8 que se tornaram tão populares durante toda a II GM.
À semelhança do que a Luftwaffe já tinha feiro no passado, em Agosto de 1939 o Heer adoptou a Balkenkreuz como emblema nacional para os seus blindados.
Esta era pintada nos quatro lados do casco ou da torre, indistintamente, em branco, pelo que a relativa eficiência da camuflagem Dunkelgrau ou Dunkelgrau/Dunkelbraun ficava completamente anulada, por as cruzes ficarem muito visíveis.
Isto tornou-se evidente durante a campanha da Polónia, daí em muitos casos as cruzes terem sido obscurecidas com tinta ou lama.
Este blindado com matrícula WH-213341 tem a marca táctica de companhia de reconhecimento nos guarda-lamas dianteiro e traseiro do lado esquerdo.
Nalgumas unidades, o sistema para distinguir os veículos, consistia em atribuir-lhes letras: neste caso, pintou-se uma grande letra “B” seguida pelo número da companhia.
Alguns destes carro eram equipados com uma enorme antena em forma de grelha ocupando a parte superior do veículo.
JJ fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário