com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

3 de maio de 2010




S.k18 10,5 cm Kanone

versão: 15. Panzer Division
El Alamein - Egipto Outubro 1942

6430 kg em ordem de marcha
peça 105 mm
Em posição de tiro:
comp. 5,60 m
larg. 2,25 m
lt. 1,70 m
6 disparos por minuto

alcance máx. 19 km
6 homens à peça
blindagem do escudo alternativo, aço 8 mm

metal escala 1:72-11+4 cm
base 8x18 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base técnica.

Finalizada a primeira Guerra Mundial, um dos requerimentos do novo exército alemão foi o de substituir as velhas peças de artilharia usadas naquele conflito.

Pretendia-se sobretudo, contar com uma nova peça a ser utilizada pelas unidades de artilharia de Corpo de Exército.

Este foi um dos primeiros projectos abordados pela indústria alemã, inicialmente em segredo devido às restrições sobre armamento impostas pelo Tratado de Versalhes, devido à derrota alemã na I Guerra Mundial, e assim , em 1926, tanto a Krupp como a Rheinmetall já haviam produzido os primeiros desenhos, que foram apresentados em 1930 como protótipos.

Em 1934 começaram a ser entregues às unidades as primeiras peças S.k18 de 105 mm se bem que a escolha desse calibre para um obus que se supunha de alcance médio não foi nada feliz.

O principal problema era que o conjunto da peça era excessivamente pesado para o peso do projéctil que era capaz de disparar.

Os obuses de 150 mm eram muito mais eficazes, já que, com uma diferença de peso não muito superior, conseguiam disparar projécteis muito mais pesados à mesma distância.

A isso deve-se acrescentar que quando o S.K18 (de schwere Kanone, ou canhão pesado) entrou em serviço, o exército alemão estava a começar a sua motorização e a artilharia ainda dependia em grande medida de cavalos para o transporte das peças.

Este obus de prestações limitadas, foi concebido como peça de artilharia de campanha, apesar de ter também acabado por servir na artilharia costeira.

As duas estacas pintadas de branco e vermelho para orientação de tiro estavam colocadas na lateral de cada um dos mastros do suporte da peça.

Como referência, as tropas de Franco receberam durante a Guerra Civil de Espanha (1936-1939) um conjunto de quatro destes obuses.

JJ fotos

Sem comentários: