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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

20 de junho de 2010






Marder III Ausf. M 1942 Sd.Kfz. 138
Versão: 12. SS Panzer Division “Hitlerjugend”
Normandia (França)
Julho 1944

11 ton
peça 75 mm +
metr. 7,92 mm
comp. 4,65 m
larg. 2,10 m
alt. 2,48 m
autonomia: estrada 185 km

mato 140 km
v.máx.: estrada 47 kmh
mato 30 kmh
depósito: 218 L
4 tripulantes
blindagem máx. aço 15-20 mm

metal, escala 1:72-7 cm base 7x13 cm
extras: Diorama, casa destruida, pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base técnica.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão pôs em serviço vários veículos anti-carro com o apelido Marder (marta).
Inicialmente houve um Marder I sobre chassis do tractor
blindado francês Lorraine 103TT e, pouco depois, um Marder II sobre chassis do tanque Pz.Kpfw. II.

Finalmente existiram três versões de Marder III, todas construídas com base num chassis de tanque Skoda TNHP-S.

A partir de 1941 aumentou-se de maneira premente a procura de veículos capazes de fazer frente aos rápidos e eficientes tanques soviéticos T-34.
Era urgente encontrar soluções e uma delas foi montar canhões anti-carro soviéticos de 76,2 mm, capturados sobretudo nas primeiras acções na frente Leste, sobre barcaças de Pz.Kpfw. 38t.


A tripulação deste terceiro Marder III era composta por quatro pessoas: chefe de carro, atirador, carregador e condutor.
Nos exemplares contruídos depois de 1943, o posto de condutor estava protegido por uma estrutura arredondada de ferro fundido, pois o condutor do veículo, era o mais visado a abater pelo inimigo, pela consequente mobilização do blindado.

Nos engenhos fabricados mais tarde a referida estrutura passou a ser formada por placas soldadas a fim de se simplificar a produção.


Entre Abril de 1943 e Maio 1944 fabricaram-se 975 veículos, que foram utilizados em todas as frentes de combate.

O número de formação 102 nos lados e na parte posterior da casamata, correspondem a um exemplar da unidade de comando da primeira companhia.


Para além das três cruzes nas posições habituais, no tubo do canhão tem seis anéis pintados a branco, que correspondem a outros tantos blindados inimigos destruídos.
As cores de camuflagem
são o Dunkelgelb, o Olivgrün e o Rotbraun.

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JJ fotos

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