com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

22 de outubro de 2010


M16 MGMC + Trailer 1 ton
versão : 447th AAA Battalion - USA
Ardenas- Bélgica
Janeiro 1945
8,6 ton
4 metr. 12,7 mm
comp. 6,50 m
larg. 1,98 m
alt. 2,62 m
autonomia 320 Km
v.máx.:
estrada 72 kmh, mato 32 kmh
5 tripulantes
depósito 230L
blindagem máx. aço 16 mm

metal, escala 1:72 - 9,2x5,5 cm
base 8x17 cm
extras: Diorama, paisagem, pormenores de pintura.




O Haftrack M16 Multiple Gun Motor Carriage (MGMC) foi o fruto de uma modificação colocada no veículo semi-lagarta standard M3, que consistia na instalação de uma plataforma na parte de trás da caixa para permitir a montagem da torre M45, que se punha electricamente em rotação e estava dotada de quatro metralhadoras M2 de 12,7 mm.

O poder de fogo assim produzido era devastador. Face às vitórias fulminantes obtidas pelos alemães em França em Maio-Junho de 1940, o sucesso esmagador que fez das Panzerdivisionen alemãs uma referência e a utilização de semi-lagartas Sd.Kfz.251 como meio de transporte para a infantaria mecanizada, o exército americano decidiu finalmente optar pelo conceito do M2/M3.

A 17 de Outubro de 1940 a produção foi definitivamente aprovada.
A encomenda inicial foi feita à Autocar Company of Ardmore, na Pensilvânia, encarregada de fabricar os primeiros semi-lagartas M2.

Depressa se compreendeu que uma única empresa não poderia assegurar o volume de produção que o exército exigia; foram então firmados contratos com a White Motors Company, de Cleveland, e a Diamond T Motor Company em Chicago.

JJ fotos

Sem comentários: