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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

10 de janeiro de 2013

Spyker C8 Spyder GT2-R


Spyker C8 Spyder GT2-R
24 Horas Le Mans 2007
75º Circuit de La Sarthe

Equipa: Spyker Squadron, Holanda - categoria GT2 - motor V8 atmosférico 3800 cc - 600 cv - pneus Michelin - características da prova: 16 e 17 Junho 2007 - Circuito de La Sarthe (Le Mans-França) - extensão/volta 13,626 km - á partida 54 automóveis, á chegada 29 automóveis. pilotos: Jaroslav Janis (CZ), Mike Hezemans (NL), Johnny Kane (GB) metal, escala 1:43-9,2 cm - base 8x15 cm - extras: base técnica
 O sonho secreto de qualquer fabricante de automóveis é aceder um dia à Fórmula 1. A firma holandesa Spyker conseguiu-o em 2006. Mas quem se lembra das origens ancestrais desta empresa?
Os irmãos Jacobus e Hendrick-Jan Spijker. criaram a sua primeira sociedade em 1880 em Hilversum. Esta família holandesa adaptou rapidamente para as suas produções uma grafia mais compreensível internacionalmente e os seus carros passaram a denominar-se “Spyker”. A empresa começou por realizar atrelagens para depois se virar para as carroçarias de automóveis. Em 1985, a Spyker obteve a licença de fabrico dos automóveis Benz para a Holanda. Pouco a pouco, a Spyker foi acrescentando aos veículos de origem alemã com a firme intenção de criar os seus próprios produtos, tão depressa quanto possível. Fez esta escolha em 1900.
Na generalidade, os Spyker caracterizam-se por uma técnica refinada. Um motor de 6 cilindros ficou disponível a partir de 1902. Para a competição, a Spyker construiu um bólide de quatro rodas motrizes e travões nas quatro rodas, sem dúvida um dos primeiros do género. O estudo foi levado a cabo pelos engenheiros Émile-Gustave Drouard e Joseph Laviolette. Este modelo 60/80 HP estreou-se no Salão de Paris de 1903. Apesar de original e inovadora, a firma holandesa não escapou à bancarrota e acabou por encerrar em 1925.
O seu nome reapareceu no Salão de Londres de 2000. Para uma sociedade que produziu menos de trezentos carros depois de ressuscitar, a Spyker surge como o próprio exemplo de uma empresa que conseguiu superar as suas insuficiências.
Efetivamente, mostrou uma ambição desmesurada. Foi fundada em 2000 por Victor Muller, financeiro, empresário e colecionador de automóveis. Propôs-se, à partida, ajudar um amigo a criar um supercar holandês. O Spyker é um carro muito original. Uma estética singular, uma qualidade meticulosa, prestações espantosas e um plano desportivo premeditado permitiram à Spyker impôr-se na selva dos carros excecionais. A gama compôe-se do CB Aileron (4.2L, 405 CV), do CB Spyker SWB (mesmo motor, mas descoberto e sobre uma distância entre eixos reduzida para 2,57 m), os BB Laviolette, coupés de distância entre eixos curta (2,57 m) ou longa (2,67 m) e o C12 Zagato, muito exclusivo, com a sua carroçaria criada pelo carroçador milanês e o seu motor V12 (6 L, 500 CV).
 O coupé Aileron é comercializado desde 2009 e estreou-se no mercado americano no Salão de Nova Iorque desse ano. O Spyker Aileron afirma-se como um desportivo de raça, ágil e extremamente sofisticado, impulsionado pelo motor Audi turbo-comprimido, que desenvolve mais de 400 cv. Este Spyker não tem nada a ver com os modelos ancestrais, mas ainda é construído à mão com os melhores materiais, também para uma elite abastada. A Spyker empreende uma política desportiva, participando regularmente nas 24 Horas de Le Mans. Em 2007 o Spyker Squadron inscreveu um segundo automóvel confiado a Andrea Bellichi, Andrea Chiesa e Alex Caffi, mas não conseguiu cortar a meta.
 
JJ fotos
Altaya
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