com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

25 de setembro de 2009

Arte com troncos de árvores


HEATHER JANSCH

http://www.heatherjansch.com/

Impressionante a criatividade desta escultura inglesa nascida em Essex em 1948, cuja matéria prima da sua arte, são raízes de árvores mortas.

Um pormenor, mas que torna a peça quase real, é o entalhado escultural e pintura das patas dos cavalos, o que lhes dá um aspecto quase de verdade.

Desde o começo minhas paixões gémeas foram o desenho e cavalos e o meu herói era Leonardo da Vinci.
Eu sonhava em me tornar uma artista que vive em colinas arborizadas com água corrente clara na minha porta e cavalos pastando ao redor.

Odiava os limites da escola e foi uma aluna perturbadora, excepto durante as aulas de arte.
Estudei arte nos dois primeiros anos e não todos os níveis,

O meu idioma Inglês, milagrosamente que me levou a Walthamstow College.
Lá, o desenho foi considerado como o primeira disciplina e essencial.
Fiquei encantada e radiante.

Fui para o agora famoso Goldsmiths College, em Londres, onde, infelizmente, no momento, o trabalho figurativo estava fora de moda.

No final do primeiro ano fui convidada a deixar o curso.

Disseram-me que eu não tinha o material humano de que os pintores são feitos e, se tivesse sorte, eu poderia arranjar oportunidades a fazer desenho gráfico.

A minha confiança foi quebrada.

Não estava interessado em gráficos.
Eu gostava do país, da pintura e da construção de coisas de que estava rodeada.

Isso passou a ser o meu sonho, por força do destino, da generosidade dos outros, da sorte e determinação.

Fiz o meu próprio caminho, nem sempre com sabedoria e nem sempre com os melhores sucessos.

Comecei com pintura de comissões equestre e minha precisão fácilmente atinjia preços elevados.

Em última análise, no entanto eu achei sempre esta restrição da falta do curso.
Senti dolorosamente a falta de um grau.

Eu estava perdida e sem um estilo meu.
Procurei o conselho de Arthur Giadelli, um artista de renome internacional, com uma merecida fama de também ser um professor talentoso.

Ele me disse para ir e olhar para um "hedge" e desenhar o que via, mas desenhar o que fez dum espinho, um espinho.

E nunca parar de trabalhar com cavalos, mas encontrar uma maneira de torná-las minhas.

Estou eternamente em dívida com ele.

Sabia que uma exposição precoce seria imprudente, teria que esperar até que sem equívocos, encontrasse o que eu estava procurando.

Continuei com os trabalhos encomendados ao mesmo tempo que fazia trabalhos experimentais.

Então de repente ela entrou na maré.
Foi como um raio e eu estava finalmente pronta para mostrar o meu trabalho ao mundo.

CAVALOS COM TRONCOS.

O resto é história e está guardado para uma ampla exposição e que você vai ter que esperar também pela minha autobiografia.

Gentileza da amiga MJ
Wikipedia - Google
JJ edição fotos

Sem comentários: