com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

29 de setembro de 2010



Flakpanzer 341 “Coelian”
Versão: Berlin
Alemanha 1945

40 ton
2 canhões 37 mm + metr. 7,92 mm + lança-granadas 90 mm
comp. 6,88 m
larg.3,40 m
alt. 2,80 m
autonomia: estrada 200 km
mato 170 km
v.máx.: estrada 46 kmh
mato 25 kmh
depósito: 730 L 4-5 trip.
blindagem máx. aço 80 mm

metal escala 1:72-9,5 cm
base 8x17 cm
extras: Diorama pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base
técnica.

O projecto de Panther antiaéreo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército Alemão (Whermacht) desenvolveu diversos veículos antiaéreos sobre todo o tipo de chassis.

Vários desses desenhos tiveram como base o famoso tanque Pz.Kfw. V Panther. De todos eles, o Coelian talvez tenha sido um dos projectos mais ambiciosos.

No ano 1944 o Departamento de Armamento e Material do Exército de Terra ordenou que a partir de Agosto, os blindados saíssem de fábrica com as manchas de camuflagem já aplicadas.

Com esta medida procurava evitar-se que as unidades de combate tivessem de camuflar os veículos, sobretudo tendo em conta a grande pressão do adversário em todas as frentes e os problemas que havia com os abastecimentos.

Além disso, isto supunha uma regularização, pois as camuflagens eram pintadas por pessoal especializado e perduravam.

O hipotético esquema deste Flakpanzer, conhecido como Hinterhalt (emboscada) estava pensado para camuflar os tanques em zonas florestais, pois imitava o efeito dos raios de luz a filtrarem-se através dos ramos e das folhas das árvores.

As cores que o formam são o Dunkelgelb RAL 7028, o Olivgrün RAL 6003 e o Rotbraun RAL 8017.

JJ fotos

Sem comentários: