com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

24 de fevereiro de 2011





10,5 cm K.Pz. Sfl.IVa “Dicker Max”
Versão: Panzerjäger
Abteilung 521
Stalinegrado - URSS 1942

25 ton
peça 105 mm+
metr. 7,92 mm
comp. 7,52 m
larg. 2,84 m
alt. 2,40 m
autonomia: estrada 200 km
mato 120 km
v.máx.: estrada 40 kmh
mato 25 kmh
depósito: n/a
5 tripulantes
blind. máx. aço 50 mm

metal, escala 1:72 - 11 cm
base 8x17 cm
extras: Diorama pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base
técnica.

Um veículo blindado para atacar posições fortificadas.
Em 1939 iniciou-se a conceção de veículos blindados cuja principal missão era atacar as posições fortificadas da Linha Maginot.

A empresa Krupp ficou responsável por adaptar uma peça de 105 mm de calibre e, por seu lado, a Henschel começou a trabalhar numa peça autopropulsada de 128 mm de calibre.

Só chegaram a ser fabricados dois exemplares completos deste obus autopropulsado, que foram enviados para a frente Este em 1941. Foram ambos entregues ao Panzerjäger Abteilung 521 (batalhão caça-carros) integrado na 3. Panzer Division.
Em 1942 depois de algumas actuações bem-sucedidas, o segundo foi devolvido à fábrica para ser reparado e colocado em condições para voltar à frente no Verão desse mesmo ano.

Este “Dicker Max” está originalmente pintado com o característico cinzento-escuro (Dunkergrau) que era aplicado nos Panzer do exército alemão no inicio da guerra e tem o emblema da unidade estampado em branco de ambos os lados da parte frontal da casamata.

Neste caso e durante o rigoroso Inverno Russo, as tripulações pintavam sobre a cor cinza original, riscas a branco com tinta descartável para mais facilmente camuflarem o obus do inimigo, nas estepes brancas.

JJ fotos

Sem comentários: