6 de fevereiro de 2011
Pz.Sp.Wg. AB43 203 (i)
Versão: 13.(Verstärke)
Polizei-Panzer-Kompanie
Laibach, Eslovénia Jugoslávia, Dezº 1943
7470 kg
peça 74 mm +
2 metr. Breda 8 mm
comp. 5,20 m
larg. 2 m
alt. 2,40 m
autonomia:
estrada 530 km
mato 320 km
v.máx.:
estrada 85 kmh
mato 40 kmh
depósito: 118 L
4 tripulantes
blind. máx. aço 22 mm
metal, escala 1:72 - 7,5 cm
base 7x13 cm
extras: Diorama pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base
técnica.
Um blindado italiano no exército alemão. As autometralhadoras AB, cujo desenvolvimento se iniciou em Itália em finais dos anos trinta, podem considerar-se os melhores veículos italianos desta categoria de toda a Segunda Guerra Mundial.
Tanto é que alguns exemplares foram colocados em serviço pelo sempre exigente exército alemão.
As AB41 estavam dotadas de tracção 4x4 e também tinham de cada lado da parte central do chassis uma roda que girava livremente sobre o seu eixo, sendo a sua função facilitar a passagem de obstáculos, para além de servir como roda sobressalente.
Nos modelos enviados para o deserto eram montados pneus de maior tamanho para aumentar a mobilidade reduzindo a pressão específica exercida sobre o solo.
Existiram igualmente modelos equipados com rodas metálicas especiais sem pneus a fim de se deslocarem por vias-férreas; esta variante ferroviária foi sobretudo utilizada na luta contra os guerrilheiros dos Balcãs.
Depois do armistício da Itália a 8 Setembro 1943 os alemães criaram a OZAK (Zona de Operações do Litoral do Adriático).
Tratava-se de uma extensa área que compreendia as regiões fronteiriças do noroeste de Itália a parte das actuais Eslovénia e Croácia, onde a intensa actividade guerrilheira obrigou os germânicos a recorrer a uma grande quantidade de efectivos apoiados por blindados maioritariamente de origem Italiana.
JJ fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário