14 de março de 2011
DUKW 353
versão : US Marine Corps
Iwo Jima - Japão 1945
5,9 ton
metr. 12,7 mm
comp. 9,40 m
larg. 2,50 m
alt. 2,17 m
autonomia:
estrada 640 km
mar 93 Kmh
v.máx.: estrada 56 kmh,
mar 10 kmh
2 tripulantes
depósito 150 L
sem blindagem
metal, escala 1:72 - 13 cm
base 8x18 cm
extras: Diorama, paisagem, lettering, pormenores de pintura.
Um “Pato” para as operações anfíbias.
Este engenho anfíbio construido sobre o chassis de um camião GMC 353 de 2,5 toneladas da General Motors, sendo montado um casco que lhe deu flutualidade e uma hélice movimentada pelo motor principal.
Considerando as performances pouco concludentes, o exército americano mostrou-se inicialmente reticente em relação a um novo veículo daquele género, construído sobre chassis de camião.
Porém mudaram de opinião quando, durante um exercício, um dos protótipos do DUKW conseguiu salvar a tripulação de sete homens de um navio da guarda costeira encalhado perto do Cabo Cod, num mar encapelado onde os navios convencionais não tinham capacida para intervir.
Desempenhou um papel importante nas operações anfíbias aliadas da Segunda Guerra Mundial.
Ao longo da guerra 1939-1945 este camião anfíbio prestou serviços inestimáveis ao USMC (fuzileiros dos EEUU) aquando dos desembarques americanos na campanha do Pacífico.
Este DUKW 353 foi um dos que os Marines utilizaram como vaivéns entre os navios de carga ancorados em alto mar e as praias, ou como veículos de ligação durante a conquista de Iwo Jima, entre Fevereiro e Março de 1945.
O esquema de camuflagem consiste em grandes manchas de amarelo claro, amarelo escuro, por cima da cor base verde-azeitona.
JJ fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário