com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

7 de março de 2011





Panhard EBR-75 FL11
versão: 1er. REC Légion Etrangére
Argélia 1957

15 ton.
peça 75 mm +
3 metr. 7,5 mm
comp. 6,15 m
larg. 2,42 m
alt. 2,25 m
autonomia 630 km
v.máx.: estrada 105 kmh
mato 65 kmh
4 tripulantes
depósito 380L
blind. máx. aço 19-40 mm
metal, escala 1:72 - 9 cm
base 8x17 cm
extras: Diorama,
pormenores pintura, patines, fundo, base técnica.

O primeiro veículo de reconhecimento francês do pós-guerra.
O EBR (Engin Blindé de Reconnaissance) foi o primeiro veículo de reconhecimento do pós-guerra aperfeiçoado pelo exército francês. Tratava-se de uma viatura sobre rodas, mas o seu armamento principal garantia-lhe uma capacidade anticarro notável.

Depois da entrada em serviço deste blindado de reconhecimento em inícios dos anos cinquenta, o exército francês teve a oportunidade de o testar em combate durante a guerra da Argélia (1954-1962).

Naturalmente a Legião Estrangeira foi uma das primeiras unidades a receber os EBR e a utilizá-los em território argelino.
Este Panhard EBR FL75 11 do 1º REC (Regimento Estrangeiro de Cavalaria) estava em serviço na Argélia. Está pintado com a cor tradicional “verde-exército” do exército francês.

Tal como é habitual no seio das forças blindadas francesas, o veículo foi personalizado com um nome - aqui “Austerlitz”, em homenagem à famosa batalha que Napoleão venceu em 1805 – aplicado a stencil, em letras brancas, nos dois lados da torre.
As quatro rodas centrais, totalmente metálicas, só são utilizadas em todo-o-terreno e são levantadas nos percursos por estrada.

Várias Panhard do exército Português foram intervenientes na Revolução de 25 Abril 1974 em Lisboa.


JJ fotos

Sem comentários: