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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

14 de setembro de 2012

VAB 4x4 1976 - França

VAB 4x4 1976 - França
150º Regimento de Infantaria - Exército Francês 1990 1
 
1,4-14,2 ton - metr. 12,7 mm - comp. 6 m - larg. 2,50 m - alt. 2,05 m - autonomia: estrada 1000 km, mato 750 km - v,máx.: estrada 90 kmh, mato 60 kmh – 2 trip.+10 soldados equipados - depósito 300 L - Blindagem contra armas ligeiras e estilhaços de granada. Um veículo de transporte de tropas polivalente.
 


O VAB é um veículo de tropas sobre rodas desenvolvido em França nos anos 1970. Adotado por muitos países, foi declinado em muitas versões.
No início dos anos 1970 o exército francês manifestou a necessidade de dispor de um veículo de transporte de tropas sobre rodas para complementar o AMX-10P um blindado com a mesma finalidade, mas munido de lagartas.
As especificações iniciais diziam respeito a um carro blindado ligeiro, dotado de uma proteção suficiente contra armas ligeiras, os estilhaços de granadas e os riscos NBQ (nuclear, biológico ou químico).


Deveria igualmente ser anfíbio, pois, na eventualidade de um conflito com as forças do Pacto de Varsóvia, teria de ser capaz de transpor os rios de França e da Alemanha, sem depender de outros meios para o fazer.
As empresas Panhard e Saviem/Renault apresentaram, cada uma, o seu protótipo. Em Maio de 1974 o modelo Renault foi selecionado.
O primeiro exemplar de série foi entregue em 1976 com o nome de VAB (Véhicule de l’Avant Blindé). O veículo apresenta-se da seguinte forma: o compartimento de condução encontra-se à frente, com o condutor à esquerda e o apontador à direita, para acesso e evacuação rápidas em qualquer posição do veículo, cada um deles dispõe de uma porta de acesso lateral e de uma grande janela dotada de um vidro à prova de balas e de uma placa de blindagem rebatível.


Os dois dispõem igualmente de uma escotilha de teto. Finalmente, em frente à escotilha do apontador, foi instalado um suporte para uma metralhadora, mas sem qualquer outra medida de proteção.
O motor é um Renault Diesel MIDS 06-20-45 de 6 cil. e 220 cv, acoplado a uma caixa de velocidades automática de cinco mudanças à frente e cinco à retaguarda.
O rodado possui quatro rodas de grande diâmetro munidas de pneus resistentes de campanha (as câmaras destes pneus são constituídas por múltiplas células que permitem ao veículo continuar a circular mesmo que algumas delas estejam danificadas por disparos os estilhaços de granada).
Os primeiros VAB entraram em serviço efetivo em 1976 em unidades de infantaria do exército francês como viaturas blindadas de transporte de tropas.


Com o tempo, este engenho - ainda ao serviço nos dias de hoje - seria declinado em várias versões adaptadas a missões específicas. Este VAB 4x4 que na sua configuração VTM-120 (Véhicule Tracteur de Mortier) serve de reboque para os morteiros 120 mm do 150º Regimento de Infantaria.
O veículo apresenta a camuflagem tipo NATO, baseado em três cores - verde, castanho e preto - que o exército francês aplica sobre o seu material militar na Europa ou em zonas semelhantes.
Noutros ambientes, os esquemas de camuflagem são diferentes, por exemplo, uma camuflagem branca para o Inverno ou bege para o deserto.
Vários símbolos táticos, matrículas, emblemas, bem como uma bandeira tricolor e de motivos decorativos figuram na parte superior do veículo.

JJ fotos
Altaya
Google

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