com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

11 de setembro de 2012

Yakovlev YAK-130 2004 - Russia


Yakovlev YAK-130 2004 - Russia
 
Bilugar de Treino Básico e Avançado
A.S. Yakovlev - URSS, Russia
Força Aérea da Russia

Performances
Envergadura 9,72 m - comp. 11,49 m - alt. 4,76 m - superfície alar 23,52 m2 - peso bruto 4600 kg - peso máx. ao descolar 10 290 kg - veloc. máx. (limpo) 1050 kmh - teto serviço 12 500 m - autonomia 2546 km - 2 motores turbofans Progress AI-222-25 com um impulso máximo unitário de 2500 Kgf - 9 suportes com uma capacidade de carga ofensiva máxima de 3000 kg para o transporte de praticamente todo o arsenal, tanto russo como ocidental, de sistemas ar/ar de curto e médio alcance, e sistema ar/solo, tanto rockets como bombas convencionais e dois depósitos exteriores de 450L de combustível - 1º voo 30 Abril 2004.

metal, escala 1:72-17 cm - base 7x9 cm - extras: montagem de trens e portinholas, base técnica.


A equipa de projetos da Yakovlev, com este avião capaz de simular as caraterísticas de voo dos caças mais modernos, voltou a demonstrar que se mantém na vanguarda de design de jactos subsónicos de treino avançado.
Em princípios dos anos 1990 a indústria aeronáutica da antiga União Soviética recebeu uma requisição do Estado para apresentar propostas para um novo jacto de instrução e treino, capaz de substituir os aparelhos checos Aero L-29 e Aero L-39.
Dos cinco projetos apresentados, três foram postos de lado em 1991 e escolheram-se unicamente o MiG-AT da Mikoyan e o Yak-UTS da Yakovlev.
Um sócio no Ocidente.
O desenvolvimento do Yay-UTS ficou pronto em Setembro de 1993 ano em que a empresa russa chegou a um acordo com a firma italiana Aermacchi para trabalharem em conjunto no modelo, que mudou a sua denominação para Yak/AEM-130.
O plano previa o fabrico das versões específicas Yak-130 e M-346 para responder às necessidades tanto dos Russos como dos Italianos, e o protótipo do Yak/AEM-130 realizou o seu primeiro voo experimental a 25 de Abril de 1996.
Não obstante, em 1999 suspendeu-se a colaboração entre as duas empresas e, assim, cada programa seguiu o seu caminho.


Carteira de encomendas
O centro de instrução de Liptsk foi o primeiro destino dos exemplares de série, mais concretamente de um lote de 12 aparelhos, entregues a partir de Fevereiro de 2010.
O plano de aquisições fixou em 72 o número mínimo de aparelhos necessários para equipar as suas unidades de treino e, em Novembro de 2011 a Força Aérea russa anunciou a intenção do Ministério da Defesa de estipular a produção de mais 65 exemplares.
Prevê-se que o calendário de entregas se prolongue até 2017.
Até agora, a firma russa também recebeu pedidos da Argélia, Síria e da Líbia, mas este país anulou a encomenda após a mudança de regime.


Prestações excelentes
O Yak-130 é um monoplano com asas em flecha de implantação média, com uma cabina de dois lugares em tandem (piloto traseiro mais elevado) e uma motorização composta por dois turbofans de 25oo Kgf de impulso unitário máximo.
A célula é em parte metálica, mas com uma alta percentagem de materiais compósitos, e tem uma vida operacional de 10 000 horas.
A cabina é muito ampla, e tanto o instrutor como o aluno dispõem de postos de dois ou até três ecrãs multifunções, um ecrã de visão frontal (HUD) para a navegação e pontaria, e bancos Zvezda K-36LT3.5 com um sistema de ejeção zero-zero.
A sua configuração aerodinâmica e as propriedades dos controlos de voo e da motorização permitem ao avião operar em todas as condições de voo, algo comum nos aviões de combate atuais de quarta e inclusive quinta geração.
O Yak-130 consegue manter um voo estável e controlado com ângulos de ataque até aos 40º graças às extensões do bordo de ataque e ao desenho das tomadas de ar.
A sua forma unida a um trem de aterragem dotado de jantes de baixa pressão possibilita aterragens e descolagens em aeródromos e pistas de pequenas dimensões.


JJ fotos
Altaya
YouTube - Google

Sem comentários: