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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

8 de outubro de 2012

Audi R15 Plus TDI

Audi R15 Plus TDI
24 Horas Le Mans 2010
78e Circuit de La Sarthe
pilotos: Timo Bernhard (DE) - Romain Dumas (FR) - Mike Rockenfeller (DE)


video virtual que demonstra a sensação de conduzir um bólide detes.
De notar o ronco da redução automática das mudanças.

V10-5499 cc -   620 cv - v.máx. n/a - 0-100 n/a - peso n/a

A Audi começou a alinhar em provas de resistência a partir de 1999, um ano em que se assistiu aos começos dos R8C (berlineta) e R8R (spider) nas 24 Horas de Le Mans.
Em 2000 a Audi obteve a sua primeira vitória em La Sarthe.
Em 2001, 2002, 2004 e 2005 continuou lançada com o R8 de motor V8 biturbo de 3.6 L, enquanto em 2003 deixou o caminho livre à Bentley com um motor...Audi!
Em 2006, a Audi alinhou com o R10 TDI equipado com um motor diesel e tornou-se assim o primeiro construtor a vencer as 24 Horas Le Mans com um carro deste tipo.


Para a temporada de 2010, a equipa AudiSport, dirigída por Wolfgang Ullrich, trabalhou a sério para melhorar a fiabilidade do R15 TDI criado em 2008.
O motor foi retocado para se adaptar às novas restrições impostas aos diesel.
Tratava-se ainda de um motor de 10 cilindros em V a 90º de 5499 cc, que desenvolvia 620 cv.
O R15 TDI transformou-se deste modo no R15 Plus TDI. Também se retocou sensivelmente a aerodinâmica, entre outras razões por causa das contestações avançadas pela Peugeot em 2009.
Modificou-se o sistema de alimentação do motor com o deslocamento dos permutadores de ar.

A Audi, contudo, continuou a defender a solução de um veículo aberto, enquanto a Peugeot optou por uma berlineta fechada.
Pronto desde o início da temporada LMS, o R15 Plus impôs-se rapidamente. Distanciado em Spa, o R15 Plus foi a Le Mans para ganhar.
A fábrica alemã, representada pelo AudiSport Team Jöst, inscreveu dois bólides: o nº7, com Alan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello, e o nº 8, com Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer.

A Audi Sport North America inscreveu um terceiro carro, praticamente igual, pilotado por Mioke Rochenfeller, Romain Dumas e Timo Bernhard. Mas havia mais dois Audi na grelha de partida: eram os “velhos” R10 TDI lançados em 2006, que continuavam a ser explorados pela equipa de Colin Kolles, que, deste modo, representava a Audi no campeonato DTM.
Estes modelos mantinham o motor de 12 cilindros em V a 90º de 5499 cc e 650 cv. Enquanto os Peugeot aguentavam um suplício de avarias e abandonavam uns atrás dos outros, a Audi construía a sua vitória com os seus três automóveis que demonstravam uma fiabilidade quase insolente.
Deparou-se com um problema grave no sábado à tarde, quando Tom Kristensen, surpreendido por um adversário lento de mais, teve um acidente.
A reparação das mazelas custou três voltas à tripulação composta por Tom Kristensen, Alan McNish e Rinaldo Capello.
Este acidente relegou os vencedores de 2008 para o terceiro lugar.
Os outros dois R15 Plus, por seu lado, correram na perfeição.

No final, a Audi ocupou os três primeiros lugares e a firma de Ingolstadt perfez a sua nona vitória em La Sarthe.

JJ fotos
Altaya
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