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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

18 de outubro de 2012

English Electric Lightning F Mk.6 - GB

English Electric Lightning F Mk.6 - GB
Caça Monolugar de Defesa Aérea
5th Squadron da RAF (com a pintura adotada durante a década de 1970)
English Electric Lightning Company Ltd - GB


Envergadura 10,62 m - comp. 16,84 m - alt. 5,97 m - superfície alar 42,97 m - peso bruto 12.715 kg - peso máx. ao descolar 19.045 kg - veloc. máx. Mach2 - 2110 kmh a 11000 m - teto serviço 16770 m - autonomia 1370 km - motor 2 turboreatores Rolls-Royce Avon 301 de pós-combustão de 7260 kgf cada - 2 canhões Aden 30 mm com 120 projéteis cada, alojados na parte dianteira do depósito de combustível central; 2 suportes debaixo da fuselagem para mísseis ar/ar de Havilland Firestreak ou Hawker Siddeley Red Top: ou 22 rockets de 50 mm: 2 suportes para depósitos de combustível suplementares descartáveis de 1180 L, utilizados em voos de escolta de navios.



O Lightning F Mk.6 foi um avião experimental para testar o domínio do voo supersónico, o Lightning tornou-se, por causa das suas notáveis prestações, um intercetor verdadeiramente excecional.
Veloz, com uma extraordinária velocidade ascensional, este bireator só pecava pela sua pouca capacidade interna de armazenar combustível.
Depois da sua criação em 1918, a empresa britânica English Electric Lightning especializou-se no fabrico de motores elétricos e de transformadores.
Depois de ter absorvido uma série de firmas, envolveu-se em 1923 no mercado dos caminhos.de-ferro, produzindo locomotivas elétricas destinadas à Nova Zelândia.
De 1922 a 1926 esta empresa dedicou-se à construção de hidroaviões e de aviões ligeiros, mas só estendeu a sua atividade à produção aeronáutica em grande escala em 1938.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as duas fábricas que edificou no aeródromo de Samlesbury (Lancashire) dedicaram-se a montar Hampen e Halifax por conta da companhia Handley Page.


VERSÕES DE SÉRIE
Depois do fabrico de três protótipos encomendados em 1954, o projeto prosseguiu com a aquisição de uma vintena de exemplares de présérie, equipados com um radar e novos motores, com o objetivo de experimentar diversos sistemas de armas.
O primeiro P.IB (XA.847) levantou voo a 4 Abril 1957 e atingiu a velocidade de Mach 1.2 nesse mesmo mês.
Pouco antes de terminar o ano de 1958, tornou-se o primeiro avião britânico a superar a velocidade de Mach 2 em voo reto horizontal.
O gabinete de produção aeronáutica encomendou logo a seguir 20 exemplares de série com a designação de Lightning F Mk.1, cujo voo de estreia foi a 29 Outubro 1959.
O avião começou a servir na Royal Air Force em Junho de 1960, incorporado no 74th Squadron.


VESTÍGIO DE CONFRONTO ENTRE BLOCOS
O Lightning F Mk.6 apresentou-se como um F Mk.3A dotado de um suporte concebido para dois canhões Aden de 30 mm.
Este aparelho deu origem a uma versão destinada à exportação sob a denominação F Mk.53 e a uma variante de instrução e treino com a designação de T Mk.55.
A produção total do Lightning chegou às 337 unidades, e destas um certo número foi entregue às forças aéreas da Arábia Saudita e do Koweit.
A Roya Air Force começou a retirar os seus de serviço progressivamente de 1974 a 1988. Caracterizado por uma velocidade em voo reto horizontal e uma velocidade ascencional impressionante, o Lightning apresentava-se como um avião de combate típico do confronto que, durante cinquenta anos, opôs o Ocidente à URSS.
O seu único envolvimento em combate teve lugar durante a guerra civil que ocorreu no Iémen do Norte de 1968 a 1970.
Quando aos Lightning sauditas adquiridos em 1967, operaram a partir da base de Khamis, controlados pela estação de radar de Usram.


JJ fotos
Altaya
Google

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