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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

6 de agosto de 2013

Porsche 911 GT3-RS


Porsche 911 GT3-RS
24 Horas de Le mans 2003
71e. Circuit de La Sarthe
pilotos : Sascha Maassen (DE) - Emmanuel Collard (DE) - Lucas Luhr (FR)
motor Flat-6 3598 cc - 520 cv - categoria LM GT - pneus Michelin - data da prova 14 e 15 Junho 2003 - extensão/volta 13,650 km - à partida 50 carros - à chegada 30 carros.
 
 metal, escala 1:43-10,5 cm - base 9x15 cm - extras: faixas, base técnica.
 A aventura do Porsche 911 é realmente única, pois ficou escrita numa saga que durou pelo menos meio século. O novo Porsche apareceu oficialmente no Salão de Frankfurt em 1963 matriculado como “901”. Foi comercializado oito meses depois com a referência 911. O autor do seu inesquecível designe foi Ferdinand Alexander Porsche, um desenhador que teve de deixar o automóvel na firma em 1972 para fundar o atelier Porsche Design. Sem querer pressagiar a importância histórica que o 911 acabaria por ter, ele foi sem dúvida o primeiro modelo de estrada inteiramente novo na Porsche depois da criação do 356 em 1947. Recuperou-lhe nomeadamente a arquitetura, a sua plataforma em chapa de aço embutida, o seu motor arrefecido a ar em suporte em falso traseiro e as suas suspensões por barras de torção...
 
O estilo também respeitava o espírito da casa. A verdadeira inovação do 911 residia no seu motor: o primeiro 6 cilindros produzido em série pela Porsche. Este “boxer” de árvore de cames simples à cabeça e cárter seco, desenvolvia 130 cv com 2 litros de cilindrada. O 911 deu origem a uma primeira declinação desportiva em Agosto de 1966: o 911 S. O Salão de Paris de 1972 apresentou o mítico 911 Carrera RS, reconhecível pela sua biqueira em forma de cauda de pato e à sua inscrição  rubricada nos flancos. O Carrera RS de motor de 2.7 litros e 210 cv foi produzido em 1036 unidades. No Salão de Frankfurt de 1993, o focinho alongou-se, os faróis inclinaram-se, a popa afinou-se, os guarda-lamas alargaram-se, todas as suas formas se exacerbaram. O 911 perdeu em pureza, mas ganhou em sex-appeal. Para muitos dos fãs do 911, o 993 marcou a paroxismo na evolução, a sua superação no aspeto estético. Com a ascenção do 996, a alteração técnica mais radical dizia respeito ao abandono do arrefecimento a ar em proveito do arrefecimento a água. A geração 997 foi anunciada em Junho de 2004 com um lançamento no Mundial do Automóvel em Outubro.
 
Os retoques foram subtis, mas tornaram o design ainda mais acutilante, melhorando-lhe a aerodinâmica: o Cx desceu de 0.30 para 0.28. Reencontrámos assim o Carrera (3.6 L, 325 cv) e o Carrera S (3.8 L, 355 cv) este último beneficiando de uma nova caixa de velocidades de 6 relações. O 911 Turbo (3.6 L, 480 cv) seguiu-se em Março de 2006: visto de frente, o elemento que mais se destacava dizia respeito aos faróis, que renunciavam à sua forma complexa optando por uma oval. O perfil ganhou em modelagem ao baixar-se notoriamente a carroçaria e ao muscularem-se os guarda-lamas. O desenho dos faróis traseiros determinou um novo recorte da popa. Como os seus antecessores, o Porsche 911 GT3-RS da geração 996 mantém-se um dos pretendentes mais temíveis da categoria GT. Provou-o mais uma vez nas 24 Horas de Le Mans 2003. O trio de pilotos de resistência composto por Sascha Maassen, Emmanuel Collard e Lucas Luhr conseguiu a façanha de terminar entre os quinze primeiros à chegada da prova de La Sarthe. Inscrito pela equipa americana Alex Job Racing, o Porsche nº 93 também ganhou na categoria de Grande Turismo.
 

JJ fotos
Altaya
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