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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

27 de julho de 2010




Bergephanter Ausf. G
Sd.Kfz. 179

Versão: Sch. Pz. Abt. (FKL) 301
Frechen - Alemanha Novembro 1944

44,8 ton
1 metr. 7,92 mm
comp. 8,15 m
larg. 3,27 m
alt. 2,74 m
autonomia:
estrada 200 km
mato ? km
v.máx.: estrada 46 kmh
mato 24 kmh
depósito: 720 L
5 tripulantes
blind. máx. aço 80 mm

escala 1:72-9 cm
base 8x18 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base
técnica.




Veículo de recuperação e reboque pesado.

O Bergephanter foi o melhor veículo de recuperação de blindados fabricado durante a Segunda Guerra Mundial.

Construído pela Henschel, pela MAN e pela Demag, foram entregues à Panzerwaffe até Março de 1945 - ano em que a sua produção cessou - 339 exemplares. Este blindado é um dos dois Bergephanter que recebeu o schwere Panzerabteilung (Funklenk) 301 nos últimos dias de Novembro de 1944, durante a retirada da Hungria.

A unidade tinha sido equipada no mês anterior com 31 Tiger I distribuídos por três companhias e, por sua vez, contava com 66 pequenos blindados de demolição rádio-guiados B IV.

No tecto do compartimento da frente havia uma grande abertura de acesso. Para evitar a entrada de água da chuva, havia uma capota que se dobrava para trás.

A “ponte” era uma estrutura sem tecto para transportar carga e acessórias de reboque e desempanagem.

A grua podia ser instalada num ou noutro lado.
Para isso havia dois suportes atrás da superestrutura: num montava-se o guindaste e, no outro, fixava-se um tirante, com uma ancoragem de cada lado em posição atrasada para fixar o segundo tirante.

Possuia chão e paredes formados por tábuas de madeira reforçados com caixilhos de aço. Por baixo desta encontrava-se o cabrestante com grossos cabos de reboque.

Na parte frontal havia duas placas quadradas às quais se podia fixar, em posição horizontal, um grosso barrote de madeira, que servia para empurrar os veículos avariados.

No centro da parte superior traseira havia dois rolos verticais e dois horizontais que serviam de guia ao cabo de aço do cabrestante.

Para não interferirem com a grande pá traseira (ausente neste modelo) os canos de escape prolongavam-se para cima, pelo que eram muito mais compridos do que os do carro de combate Panther.
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JJ fotos

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