com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

15 de agosto de 2010







Panzerjäger Nashorn 1942
Sd.Kfz. 164
Versão: S.Pz.Jc.Abt. 519
Vitebsk - URSS
Janeiro 1944

24 ton
peça 88 mm +
metr. 7,92 mm
comp. 8,44 m
larg. 2,97 m
alt. 2,65 m
autonomia: estrada 130 km
mato ? km
v.máx.: estrada 42 kmh
mato 24 kmh
depósito: 470 L
5 tripulantes
blind. máx. aço 30 mm

escala 1:72-11,5 cm
base 8x17 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo acessórios, patines, basetécnica.

No Inverno de 1941 o exército alemão, depois de fazer um balanço das experiências acumuladas na Operação Barba Vermelha, nas quais a superioridade dos tanks soviéticos T-34/76 e KV-I tinha ficado clara nos confrontos directos contra os blindados germânicos, chegou à conclusão de que

precisava de um Panzerjäger (caça-carros) capaz de os destruir.

Iniciaram-se então os trabalhos destinados a conceber uma peça auto-propulsada de grande alcance e potência de fogo que utilizasse o chassis dos tanks Pz.Kpfw. III ou Pz.Kpfw. IV, cujo canhão devia ficar alujado numa casamata aberta por cima.

Em Fevereiro de 1942 depois de vários projectos falidos que só serviram para acumular atrasos, a empresa berlinense Alkett (Altmärkische Kettenwerke Gmbh) apresentou um protótipo de PanzerJäger. Constituida no dia 1 Junho 1943.

Esta unidade só recebeu o nome definitivo de s.Pz.Jg.Abt. 519 no dia 25 Agosto desse ano, quando começou o seu treino com os Sd.Kfz.164.

Em Novembro foi enviada para o sector central da frente Leste como reforço do Panzer Regiment 21 da 20. Panzer Division a fim de fazer frente à ofensiva soviética contra Vitebsk.

O emblema peculiar deste batalhão era uma cabeça vermelha de leão; era pintada demtro de um escudo amarelo no canto frontal esquerdo da casamata e no lado direito da parte de trás da mesma.


Por sua vez, cada Nashorn apresentava o nome de um animal selvagem nos lados da casamata, assim como uma cruz de cada lado da mesma e outra no lado esquerdo da parte posterior.

A parte superior do posto do condutor, no lado frontal esquerdo, sobressaia em forma de cabina blindada com uma escotilha circular no tecto e três postigos.

Google
JJ fotos

Sem comentários: