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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

3 de agosto de 2010






Pz.Kpfw. IV Ausf. D 1939
Sd.Kfz. 161 1939
Versão: 21. Panzer Division
Gabr Saleh - Libia 1941

20 ton
peça 75 mm +
2 metr. 7,92 mm
comp. 5,92 m
larg. 2,84 m
alt. 2,68 m
autonomia:
estrada 200 km
mato ? km
v.máx.:
estrada 40 kmh
mato 20 kmh
depósito: 470 L
5 tripulantes
blind. máx. aço 30+20 mm

escala 1:72-8 cm base 8x17 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base técnica.

O Sonderkratfahrzeug 161 (Sd.Kfz. 161) popularmente conhecido como Panzerkampfwagen IV (Pz.Kpfw. IV) transformou-se no blindado mais longevo de todos os que foram desenvolvidos na Alemanha nazi.

Com as oportunas actualizações, foi utilizado em todos os palcos bélicos durante a Segunda Guerra Mundial.

Por sua vez, o seu bastidor serviu como base para o desenvolvimento de diversas peças auto-propulsadas e de caça-carros.

Os Panzer IV foram produzidos ao longo da sua vida operativa pelas empresas Krupp (Magdeburgo) Vomag (Plauen) e Nibelungenwerke (St. Valentin).

As torretas e os chassis foram fabricados pela Krupp (Essen) pela Eisenwerke Oberdonau (Linz) e pela Boehler (Kapfenberg).

Os motores foram produzidos pela Maybach em Friedrichshafen, mas também pela MAN, pela MBA e pela Nordbau.

O tanque possui uma cruz na parte de trás, à esquerda (as cruzes laterais foram tapadas pela apressada pintura de camuflagem para o deserto) e um necrológio dedicado a um tripulante morto na campanha de França, situado no postigo lateral do radiotelegrafista à direita do casco.

A torre estava descentrada 67 mm para a esquerda do eixo do casco e o motor, 150 mm para a direita, o que permitia que o eixo da transmissão preservasse o ponto central da cesta da torre, onde se encontravam as ligações eléctricas.

JJ fotos
Google

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