9 de fevereiro de 2012
Mirage 2000C 1982 - França
Mirage 2000C 1982
Monolugar de Caça
Marcel Dassault General Aeronáutique - França
versão: Armée de l’Áir - França
env. 9,13 m - comp. 14,36 m - alt. 5,20 m - autonomia 3335 km - teto 17060 m - v.máx. Mach 2,2 - 2530 Kmh - 1 tripulante - peso bruto e ao descolar 7,5 - 13,8 ton - 1º voo: 20 Novembro 1982
- 2 canhões 30 mm + 9 pontos fixação exterior para carga ofensiva 6,3 ton + 2 depósitos extras nas asas.
metal, escala 1:72-20,5 cm base 6x9 cm - extras: Pormenores pintura, base técnica
O último da série.
Depois do fracasso do projecto franco-britânico de aparelho de geometria variável, em meados dos anos 70, a sociedade Dassault começou a trabalhar em novos conceitos com origem no Mirage G, em protótipo de geometria variável.
Em 1972 a Armée de l’Air francesa lançou o programa ACF (Aviação de Combate Futuro) e a Dassault propôs o seu birreator Super Mirage.
No entanto, o custo excessivo do projeto levou à sua anulação em finais de 1975. Nessa altura a Dassault já se encontrava a estudar alternativas menos sofisticadas e mais baratas, entre as quais o “Delta 2000” um projeto aprovado pela Armée de l’Air em finais de 1975.
O Mirage 2000 era um avião de asa delta de implantação baixa. O bordo de ataque das asas, equipado com slats móveis, apresentava em ângulo de 59º.
Cada bordo de fuga tinha dois flaps a ocupá-lo em todo o seu comprimento.
Cockpit: Os comandos electrónicos possibilitavam uma pilotagem muito precisa, estável e cómoda do avião.
O sistema de comandos HOTAS (Hands on Throttle-And-Stick) facilitava ao piloto o acesso às funções essenciais do cockpit sem largar a mini-manche e a manette do gás.
O banco ejetável era um Martin Baker MK10, fabricado sob licença.
O cockpit era relativamente pequeno e oferecia um bom campo visual, menos para trás.
Na versão C o painel de instrumentos dispunha de um ecrân de tipo HUD (modelom VE-130) que fornecia os dados de controlo de voo, de navegação, de deteção de alvos e de gestão do armamento.
O Mirage 2000 esteve envolvido na primeira Guerra do Golfo (1990-1991), na Bósnia, Kosovo, Afeganistão, e mais recentemente na Líbia.
Fora da França (315) este caça monolugar foi adotado por outros países como India (59), Taiwan (60), Emiratos Árabes Unidos (68), Grécia (65), Egito (20), Qatar (12), Peru (12) e Brasil (12).
JJ fotos
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