16 de fevereiro de 2012
Leader Marathon 1971
Leader Marathon 1971
Michel Vaillant
V8-4898 cc - 380 cv - v.máx.: 270 kmh - 0-100: n/a - peso 540 kg
metal, escala 1:43 - 8 cm, base 10x16 cm - extras: Faixas, base técnica
O album RUSH data do início da década de 1970. Para os ralis automóveis reais tratou-se do início de uma nova era, com modelos concebidos especialmente e não transformados a partir de série. Foi o caso do Lancia Stratos que, no entanto só nasceu depois do Leader.
O novo Leader.
Jean Graton (criador da banda desenhada Michel Vaillant) explica onde foi buscar inspiração:”O desenho, tal como a conceção geral de um carro, não ocorrem do nada.
De um modo geral, um carro novo é muito influenciado por aqueles que o antecederam e, quando ocorre uma nova ideia, é agarrada muito depressa...desde que seja boa! Isto também acontece ente os construtores e torna-se muito difíicil saber que é o profeta neste universo...”
A técnica Leader.
Um automóvel de rali tem que ser o mais leve possível, com um motor potente mas explorável para voltar a acelerarapós as passagens mais difíceis – e no album RUSH as pistas seguidas são muito difíceis – e beneficiar de um comportamento em estrada o mais neutro possível. Nessa +epoca o chassis feito de tubos soldados uns aos outros era um boa opção: é evidente que saía caro para a produção em grande série, mas não era um problema para um protótipo.
O seu ponto fraco era a resistência em terrenos muito acidentados.
Partamos do princípio de que a marca LEADER, apesar de dirigída por vilões, não só estava na vanguarda do progresso paramedor forças com os Vaillante, como soube construir um chassis leve e resistente.
Neste chassis a posição central do motor é por de mais evidente pois trata-se de um carro moderno do início da década de 1970: foi o caso do Lancia Stratos e também de um modelo mais barato, o Matra Bagheera, um pequeno desportivo de preço acessível lançado em 1973.
JJ fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário