11 de abril de 2012
Northrop F-5A Freedom Fighter - USA
Northrop F-5A Freedom Fighter - USA
Caça Monolugar
versão: U.S.Air Force
Northrop Co. - USA
envergadura 8,13 m - comp. 14,38 m - alt. 4,01 m - 2 canhões 20 mm + 5 suportes carga ofensiva de 1680 kg ou 3 depósitos combustivel - 1º voo 30 Julho 1959
peso 3667-9720 kg - autonomia 2250 km - teto serviço 16800 m - v.máx. Mach 1,4-1485 Kmh
1 tripulante
metal, escala 1:72 - 20 cm - base 9x7 cm
extras: Montagem trens e portinholas, pormenores pintura, base técnica.
O Caça da Liberdade.
O desenvolvimento do Northrop F-5A ficou a dever-se à iniciativa privada, sem apoio oficial. Tornou-se, no entanto, o avião de combate supersónico mais expandido entre os aliados dos EEUU durante a Guerra Fria.
Simples, robusto, fácil de pilotar, também foi o principal avião supersónico de treino e instrução, na versão dois lugares F-5B no mundo ocidental.
O advento progressivo da política dos blocos (NATO contra o Pacto de Varsóvia) e as consequências da Guerra da Coreia incentivaram Washington e Moscovo a assumirem duas opções estratégicas semelhantes.
A conceção deste novo caça era muito avançada.
Foi construído em grande parte com alumínio, enquanto alguns dos seus componentes era de magnésio, aço e titânio.
As suas asas eram de multilongarinas contínuas, com um perfil muito delgado, complementado pela integração de flaps tanto no bordo de fuga como no bordo de ataque.
A forma da fuselagem respondia à fórmula da “area rule” o que lhe conferia um perfil singular denominado “linha Coca-Cola”, por causa da sua semelhança com a garrafa.
Algumas versões “embarcados” foram equipadas com gancho na cauda para aterragens em porta-aviões.
Durante a Guerra do Vietname, os EEUU enviaram para os teatros de operaçõs um destacamento composto por uma duzia de F-5A.
Os aviões descolavam da base de Bien Hoa, para atacarem os Vietcongues ou o aeroporto da Da Nang, com o objetivo de neutralizarem as bases logísticas do inimigo.
Durante estas operações, foram abatidos dois aviões, mas os outros foram capturados pelos Norte-Vietamitas em Bien Hoa, dando-lhes possibilidade de comparação com os MIG-21 e comprovaram que o F-5A era mais rápido que o caça soviético.
A seguir, os Vietamitas entregaram estas unidades à URSS e a vários países do Leste, para seram analisados técnicamente.
JJ fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário