com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

23 de abril de 2012

SAAB JAS 39 Gripen - Suécia

SAAB JAS 39 Gripen
Caça Monolugar Multifunções
SAAB Group – Suécia
env. 8,40 m - comp. 14,10 m- alt. 4,70 m - peso 6622-12473 kg - v.máx. 2126 kmh
teto serviço 15240 m - autonomia 3200 km - canhão Mauser BK-27 mm + 7 suportes carga bélica + 2 calhas para misseis + depósito exterior de combustivel - 1º voo 26 abril 1987.
metal 1 :72 - 21 cm - extras: Fixação portinholas dos trens, base técnica.

Um herdeiro da tradição nórdica.
Ao apresentar este aparelho, o Ministério da Defesa sueco confirmou a manutenção da sua política de defesa aérea, continuando a fabricar os seus próprios aviões de combate, em paralelo aos produzidos por outras potências.
O desenvolvimento do JAS 39 começou em 1982 depois da aprovação do projeto pelo Riksdag (parlamento sueco).
O aparelho foi batizado Gripen (grifo) numa referência ao animal heráldico que ornamenta o logótipo da Saab.
Quanto à sigla JAS trata-se de um acrónimo composto pelas iniciais das três tarefas principais do aparelho: caça, ataque e reconhecimento.
Depois de se estudarem as diversas configurações para a célula do avião, a Saab acabou por escolher uma combinação de asa em delta e de planos “canards”que melhorou bastante as características de aterragem e descolagem do aparelho e também as suas prestações em voo.
O elevado ângulo de inclinação longitudinal e a fraca resistência aerodinâmica oferecida pelos planos “canards” melhoraram-lhe o desempenho: uma velocidade superior, um maior raio de ação e uma capacidade acrescida de carga ofensiva.

JJ fotos
Google

Sem comentários: