8 de abril de 2012
Vaillante Sport Protótipo 1964
Vaillante Sport-Protótipo 1964
piloto Michel Vaillant -album « Concerto para Pilotos »
V12 - 3979 cc - 400 cv - v.máx. 325 kmh - 0-100: n/a - peso: n/a
2 modelos metálicos, versão pista e versão Diorama Crash, escala 1:43 - 10 cm - base 10x16 cm
extras: Diorama, faixas, fundo, moldagem figuras, base técnica
O bólide panorâmico.
O Vaillante que participa em Le Mans no album “Concerto para Pilotos” é notável devido ao seu para-brisas panorâmico. Com efeito, este também se prolonga pelas portas que dão acesso ao habitáculo.
O álbum desenrola-se durante meados da década de 1960 no momento da transferância de domínio da Ferrari (que venceu as 24 horas de Le Mans 1960 a 1964) para a Ford (vencedora entre 1965 e 1969).
O automóvel imaginado por Jean Graton é necessáriamente influenciado por este aspeto da competição, assim como pelo contexto geral da indústria automóvel.
O que salta de imediato à vista no Vaillante é o seu enorme para-brisas panorâmico com abertura de frenta para trás, que tanto serve de proteção contra o vento como de janelas.
Deste modo o Vaillante foi mais longe do que o famoso Mercedes 300SL da década de 1950 notável entre outras coisas, pelas suas famosas “asas de gaivota” que abriam na vertical.
Nesta época as novas técnicas de trabalho do vidro já tinham permitido aumentar as superfícies vidradas existentes nos veículos de turismo.
A intriga do album é muito simples: estre as emoções proporcionadas por um jato de acrobacia e um automóvel de competição, quais são as mais fortes e quais os pilotos mais corajosos? Uma verdadeira história de homens!
Trata-se de colocar lado a lado duas profissões que exigem nervos de aço, a dois pilotos de aviões de acrobacia e a de piloto de corridas.
Parece que sentimos Jean Graton vibrar quando decidiu embarcar nesta ideia de adolescente que admira os seus heróis...
O desafio.
Tudo começou com a entrada em cena de um Vaillante Sport, na Base da Força Aérea americana de Évreux. Steve Warson leva Michel Vaillant a visitar o seu velho amigo o major Paul Kauttu, lider dos Thunderbirds, a equipa americana de acrobacia aérea, em Tounée pela Europa.
Nesse preciso momento os seis aviões F-100 Super Sabre estão a terminar um treino impressionante, mesmo para Michel e Steve, com belas figuras acrobáticas.
Assim que os aviões aterram os pilotos cumprimentam-se e revelam respeitar-se mutuamente pois cada um admira o sangue-frio do outro.
É quando está a beber uma taça de champanhe que Steve Warson tem a ideia do século.
Sugere que se teste a coragem dos dois aviadores, propondo-lhes algumas voltas ao circuito de Le Mans a bordo do Vaillante e vice-versa.
Depois disso, Michel e Steve voarão num jacto com o major e o capitão.
A equipa que se portar pior terá que pagar um magnífico jantar a todos. O acordo é selado!
JJ fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário