com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

2 de março de 2013

Fernando Pessoa


O Presente sem Passado nem Futuro.
Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada. Não tenho esperanças nem saudades. Conhecendo o que tem sido a minha vida até hoje - tantas vezes e em tanto o contrário do que eu a desejara -, que posso presumir da minha vida de amanhã senão que será o que não presumo, o que não quero, o que me acontece de fora, até através da minha vontade? Nem tenho nada no meu passado que relembre com o desejo inútil de o repetir. Nunca fui senão um vestígio e um simulacro de mim. O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.
                                       Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'
 Sheyla Maria Borowski - Mestrado pela PUC
Quanto conteúdo em tão poucas palavras! F. Pessoa era tão genial, que conseguia transformar suas inquietações existenciais, suas amarguras pelos "desafetos", numa estética que permitisse a qualquer pessoa, até mesmo as mais comuns (na minha opinião), refletir sobre temas essenciais de sua própria vida e ainda poder fazer disso um prazer. Além de tudo, ele ainda consegue deixar o texto com "lacunas"para que cada leitor coloque sua própria interpretação. Não é genial? Raramente alguém não se identifica com alguma faceta dele, seja como F. Pessoa, seja através de algum de seus pseudônimos. Assim como ele "se visita ao escrever", nós nos "visitamos"ao lê-lo. Seu legado é inestimável! Sou fã dele de carteirinha!
 João Lôbo
Quem não tem passado também não tem nem pode ter futuro, porque o futuro é a evolução e a afirmação do passado.Fernando Pessoa busca o aniquilamento the sua própria personalidade, principalmente como Álvaro de Campos, porque é um descrente visceral, descontente de si e do mundo, "com todo direito a sê-lo". Só não pode é ser tomado por modelo de ninguém. Nem de si mesmo.Respeitemos a sua solidão e seu desamor porque ele nos desama e despreza como de resto a humanidade inteira.
Google
JJ edição fotos

Sem comentários: