SU-76M URSS 1943
Bateria Ligeira Independente
3ª frente Ucraniana
Libertação da Áustria - Abril 1945
10,6 ton - 4
tripulantes - comp. 4,90 m - alt. 2,20 – larg. 2,73 m - motor: dois
GAZ-202, 170 cv (ao todo) a 2700 rpm - depósito combustível 440 L - v.máx.
estrada 45 kmh, mato 30 kmh - autonomia estrada 320 km, mato 250 km - peça
ZiS-3Sh de 76,2 mm + metr. DT de 7,62 mm - blindagem: aço com 36 a 16 mm
espessura.
metal, escala 1:72-7 cm - base 8x17 cm
De caçador de carros a arma de apoio à infantaria
O SU-76M foi construído de urgência pelo exército soviético
depois da invasão alemã. Concebido como um veículo anticarro, esta peça
aotopropulsada baseava-se no chassis do carro de combate ligeiro T-70. Teve uma
intervenção muito importante durante a Segunda Guerra Mundial e nos conflitos
pós-guerra.
Confrontada com a falta de peças autopropulsadas, a Comissão
de Estado para a Defesa da União Soviética ordenou, no fim de 1942, o fabrico desses
engenhos nas cadeias de produção de veículos menos prioritários.
Depois te ter considerado num primeiro momento a utilização do chassis do carro ligeiro T-60, o exército decidiu finalmente utilizar o chassis ligeiramente maior do T-70, no qual foi montada uma peça ZiS-3 de 76,2 mm, para dar assim origem ao SU-76. A 1 de Janeiro de 1943, uma primeira série de 25 exemplares foi cedida à Escola de Artilharia Autopropulsada e, no fim do mês, os primeiros SU-76 foram entregues às unidades de combate.
Depois te ter considerado num primeiro momento a utilização do chassis do carro ligeiro T-60, o exército decidiu finalmente utilizar o chassis ligeiramente maior do T-70, no qual foi montada uma peça ZiS-3 de 76,2 mm, para dar assim origem ao SU-76. A 1 de Janeiro de 1943, uma primeira série de 25 exemplares foi cedida à Escola de Artilharia Autopropulsada e, no fim do mês, os primeiros SU-76 foram entregues às unidades de combate.
De início, estes engenhos foram integrados em
regimentos mistos de artilharia autopropulsada, constituindo um grupo equipado
de 21 veículos em número de quatro baterias de cinco peças cada, além de um
veículo de comando. Os dois primeiros regimentos - o 1433º e o 1434º - foram
empenhados em Março desse ano, na frente de Volkhov e participaram na
libertação de Leninegrado. Dois outros regimentos, o 1485º e o 1487º foram
constituídos em Março para enfrentar o Grupo de Exércitos Centro do exército
alemão. Os defeitos verificados na primeira série conduziram a uma modificação
do grupo propulsor e do compartimento de combate do veículo, dando origem ao
SU-76M que entrou ao serviço em Maio de 1943.
Os chefes militares soviéticos
aperceberam-se rapidamente de que a tarefa principal deste veículo devia ser o
apoio às unidades de infantaria, deixando o papel anticarro aos engenhos
autopropulsados armados com peças de maior calibre, montadas em chassis de
carros de combate médios T-34 e pesados JS-2. Assim, no fim de 1944, os SU-76M
foram integrados em baterias ligeiras independentes compostas por 16 veículos -
organizadas a três pelotões de cinco engenhos cada, mais um veículo de comando
- e entregues às divisões de infantaria.
Em Junho de 1945, o número total de SU-76 produzidos
atingira os 14 290 exemplares, o que representava cerca de 60% de todas as
bocas-de-fogo de artilharia autopropulsadas fabricadas durante a Segunda Guerra
Mundial. Estes engenhos construídos na fábrica nº 38 de Kirov, na fábrica nº 40
de Mytishchi e na fábrica GAZ de Gorki, permaneceram ao serviço no exército
soviético até aos anos de 1960 e foram novamente empenhados em combate aquando
da revolução Húngara de 1956.
Depois da Guerra, o exército norte-coreano começou a receber
estas peças autopropulsadas. A 25 de Junho de 1950, 130 000 soldados
norte-coreanos transpuseram o paralelo 38 e entraram na Coreia do Sul, apoiados
por cerca de 200 carros de combate e SU-76M. Um das primeiras unidades
blindadas do exército de Pyongyang foi o 105º Batalhão Blindado, criado em
Outubro de 1948 e que foi transformado em brigada, em Maio do ano seguinte.
Durante a “Guerra Fria” o SU-76M permaneceu ao serviço em
vários países da órbita soviética. Assim, por exemplo, o exército polaco
recebeu 130 exemplares. Quanto à Roménia, esta conservou estes engenhos em
serviço de 1950 a 1998 e alguns deles ainda estavam operacionais aquando da
queda do regime comunista.
Este blindado está pintado com o verde médio tradicional do
exército soviético, mas apresenta aqui uma camuflagem provisória à base de
manchas cor de areia, concentradas na traseira da casamata. Durante o Inverno
para maior disfarce na paisagem, eram aplicadas mais manchas brancas, com tinta
descartável.
JJ fotos
Altaya
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