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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

6 de março de 2013

SU-76M URSS 1943

SU-76M URSS 1943
Bateria Ligeira Independente
3ª frente Ucraniana
Libertação da Áustria - Abril 1945
 10,6 ton - 4 tripulantes - comp. 4,90 m - alt. 2,20 – larg. 2,73 m - motor: dois GAZ-202, 170 cv (ao todo) a 2700 rpm - depósito combustível 440 L - v.máx. estrada 45 kmh, mato 30 kmh - autonomia estrada 320 km, mato 250 km - peça ZiS-3Sh de 76,2 mm + metr. DT de 7,62 mm - blindagem: aço com 36 a 16 mm espessura.

 metal, escala 1:72-7 cm - base 8x17 cm
  De caçador de carros a arma de apoio à infantaria
O SU-76M foi construído de urgência pelo exército soviético depois da invasão alemã. Concebido como um veículo anticarro, esta peça aotopropulsada baseava-se no chassis do carro de combate ligeiro T-70. Teve uma intervenção muito importante durante a Segunda Guerra Mundial e nos conflitos pós-guerra.
Confrontada com a falta de peças autopropulsadas, a Comissão de Estado para a Defesa da União Soviética ordenou, no fim de 1942, o fabrico desses engenhos nas cadeias de produção de veículos menos prioritários.
Depois te ter considerado num primeiro momento a utilização do chassis do carro ligeiro T-60, o exército decidiu finalmente utilizar o chassis ligeiramente maior do T-70, no qual foi montada uma peça ZiS-3 de 76,2 mm, para dar assim origem ao SU-76. A 1 de Janeiro de 1943, uma primeira série de 25 exemplares foi cedida à Escola de Artilharia Autopropulsada e, no fim do mês, os primeiros SU-76 foram entregues às unidades de combate.
 
De início, estes engenhos foram integrados em regimentos mistos de artilharia autopropulsada, constituindo um grupo equipado de 21 veículos em número de quatro baterias de cinco peças cada, além de um veículo de comando. Os dois primeiros regimentos - o 1433º e o 1434º - foram empenhados em Março desse ano, na frente de Volkhov e participaram na libertação de Leninegrado. Dois outros regimentos, o 1485º e o 1487º foram constituídos em Março para enfrentar o Grupo de Exércitos Centro do exército alemão. Os defeitos verificados na primeira série conduziram a uma modificação do grupo propulsor e do compartimento de combate do veículo, dando origem ao SU-76M que entrou ao serviço em Maio de 1943.
 
Os chefes militares soviéticos aperceberam-se rapidamente de que a tarefa principal deste veículo devia ser o apoio às unidades de infantaria, deixando o papel anticarro aos engenhos autopropulsados armados com peças de maior calibre, montadas em chassis de carros de combate médios T-34 e pesados JS-2. Assim, no fim de 1944, os SU-76M foram integrados em baterias ligeiras independentes compostas por 16 veículos - organizadas a três pelotões de cinco engenhos cada, mais um veículo de comando - e entregues às divisões de infantaria.
 Em Junho de 1945, o número total de SU-76 produzidos atingira os 14 290 exemplares, o que representava cerca de 60% de todas as bocas-de-fogo de artilharia autopropulsadas fabricadas durante a Segunda Guerra Mundial. Estes engenhos construídos na fábrica nº 38 de Kirov, na fábrica nº 40 de Mytishchi e na fábrica GAZ de Gorki, permaneceram ao serviço no exército soviético até aos anos de 1960 e foram novamente empenhados em combate aquando da revolução Húngara de 1956.
 
Depois da Guerra, o exército norte-coreano começou a receber estas peças autopropulsadas. A 25 de Junho de 1950, 130 000 soldados norte-coreanos transpuseram o paralelo 38 e entraram na Coreia do Sul, apoiados por cerca de 200 carros de combate e SU-76M. Um das primeiras unidades blindadas do exército de Pyongyang foi o 105º Batalhão Blindado, criado em Outubro de 1948 e que foi transformado em brigada, em Maio do ano seguinte.
Durante a “Guerra Fria” o SU-76M permaneceu ao serviço em vários países da órbita soviética. Assim, por exemplo, o exército polaco recebeu 130 exemplares. Quanto à Roménia, esta conservou estes engenhos em serviço de 1950 a 1998 e alguns deles ainda estavam operacionais aquando da queda do regime comunista.
 
Este blindado está pintado com o verde médio tradicional do exército soviético, mas apresenta aqui uma camuflagem provisória à base de manchas cor de areia, concentradas na traseira da casamata. Durante o Inverno para maior disfarce na paisagem, eram aplicadas mais manchas brancas, com tinta descartável.
JJ fotos
Altaya
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