com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

28 de novembro de 2010







LWS I
Land-Wasser-Schlepper
Versão: PI.Ldgs. Ausb. Btl.
Esbjerg - Dinamarca 1944

13 ton
desarmado
comp. 8,60 m
larg. 3,16 m
alt. 3,10 m
aut.ónomia:
estrada 240 km
água ? km
v.máx.:
estrada 35 kmh
água 12,5 kmh
depósito: 600 L
3 trip.+20 homens
sem blindagem

metal, escala 1:72 - 13 cm
base 8x17 cm
extras: Diorama pormenores pintura, fundo acessórios, patines, base
técnica.

Já antes de começar a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão achou necessário dotar as suas unidades de sapadores com veículos tractores anfíbios.

O Land-Wasser-Schlepper (LWS) foi o primeiro deles.
Era um veículo anfíbio de lagartas destinado sobretudo às unidades de Pionier-Landungs: isto poderia traduzir-se por sapadores de desembarque, uns engenheiros de assalto preparados para serem transportados por via aquática (marítima ou fluvial) até ao seu destino, tanto em embarcações como em veículos anfíbios e, uma vez ali, desembarcar a fim de cumprirem o seu objectivo.

Este LWS (com código 19-71) pertenceu muito provavelmente ao Pionier-Landungs-Ausbildung-Bataillon, o batalhão de instrução para engenheiros de desembarque, estabelecido na costa Dinamarquesa do mar do Norte.

Ainda que no início todos os LWS fossem pintados num tom cinza-médio, ou escuro, ao fim de algum tempo começaram a ser camuflados com diferentes padrões, em função da zona operacional onde estivessem a operar ou das características das suas missões.


JJ fotos
Google

Sem comentários: