com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

24 de novembro de 2010




Nose Art

É uma pintura ou desenho sobre a fuselagem de um avião militar, normalmente localizado próximo ao nariz, e é uma forma de graffiti em aeronaves.

Embora iniciada por razões práticas de identificação de unidades amigas, a prática evoluiu para expressar a individualidade, muitas vezes limitados pela uniformidade dos militares, de evocar memórias do lar e da vida em tempo de paz, e como uma espécie de proteção psicológica contra as tensões da guerra e da probabilidade da morte.

O recurso, em parte, veio de arte nariz não ser oficialmente aprovado, mesmo quando os regulamentos contra ele não foram cumpridas.
Devido à sua natureza individual e não oficial, é considerado arte folclórica, inseparável do trabalho, bem como representante de um grupo.

Também pode ser comparado ao sofisticado graffiti.
Em ambos os casos, os artistas eram muitas vezes anónimos, ou membros da própria tripulaçaõ do aparelho, sendo uma forma de arte em si efêmera.

Além disso, era executada com os materiais disponiveis na altura.
Nose Art é uma grande tradição militar principalmente na Força Aérea America na Segunda Guerra Mundial, focando invariávelmente o tema mulher, sempre recordando as suas queridas ausentes, sendo adotada pelas tripulações como sua madrinha de guerra.


Wikipédia - Google
JJ edição fotos

Sem comentários: