com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

15 de janeiro de 2012

Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II - USAF





Fairchild Republic A-10 Thunderbolt IIMonolugar de Apoio de Proximidade e de Ataque ao Solo
versão: U.S.Air Force
Fairchild Aviation - USA

env. 17,53 m - comp.16,25 m - alt. 4,47 m - canhão Gatlig 30 mm + 7258 carga bélica: bombas nucleares e misseis + 2 depósitos nas asas - 1º voo Maio 1972 - peso 21500 kg - autonomia 463 km - teto serviço 10575 m -v.máx. 628 Kmh/nivel mar - 1 tripulante
metal 1:72 - 24 cm base 9x7 cm
extras: Pormenores pintura, base técnica

O blindado de asa fixa.
A origem deste aparelho singular data de meados dos anos 60 do século passado, quando a USAF se apercebeu de que não tinha no seu arsenal um avião moderno de apoio de proximidade capaz de servir com eficácia no difícil e tortuoso cenário de guerra de guerrilhas Vietnamita.
Os planos do A-10 eram retos, de implantação baixa e grande superfície.
O bordo de ataque da sua secção interior dispunha de aletas móveis, ao passo que ao longo do bordo de fuga tinha instalados flaps com fendas, internos/externos, além de ailerons amplos que se podiam abrir, para agirem como aerofreios e estabilizarem a velocidade em voo picado.
O canhão GAU-8/A foi um dos mais potentes que alguma vez se instalaram numa aeronave, com uma cadência de tiro de 3900 disparos/min.
Usava munições perfurantes de urânio empobrecido, armazenadas num contentor com uma blindagem especial de várias camadas, por causa do perigo de poder explodir com o fogo do inimigo.
O A-10 foi objeto de atualizações e melhoramentos sucessivos.
Entre outros, cabe destacar o recetor/detetor de alvos mediante laser.
JJ fotos
Google

Sem comentários: