com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

18 de janeiro de 2012

M7 105 mm HMC "Priest" 1942 - GB






M7 105 mm HMC “Priest” 1942
1st Armored Division - GB
El Alamein - Egipto 1942

23 ton - peça 105 mm + metr. 12,7 mm - comp. 6 m - larg. 3,15 m - alt. 2,95 m - autonomia: estrada 195 km, mato n/a km - v.máx.: estrada 40 kmh, mato 30 kmh - 7 tripulantes - depósito: 662 L - blindagem máx. aço 51 mm

meta, escalal 1:72 - 8 cm - base 8x17 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo. acessórios, patines,
base técnica

Um automotor de artilharia sobre chassis do caro de combate médio M3 apelidado de “Lee” pelos Britânicos.
O M7 HMC (Howitzer Motor Carriage) foi um dos primeiros obuses automotores concebidos nos Estados Unidos.
Este obus foi também muito utilizado pelas tropas da Commonwealth.
No Reino Unido o M7 entrou em serviço sob o nome de 105 mm SPG Priest (Self Propelled Gun, e no Outubro de 1941 os 90 primeiros exemplares foram entregues ao 8º Exército britânico deslocado no norte de África onde participaram na segunda batalha de El Alamein.

Posteriormente o M7 foi utilizado noutros teatros de operações, sobretudo no seio das divisões que participaram no desembarque da Normandia em 1944, o primeiro grande passo estratégico das tropas aliadas para terminar com a longa guerra que durava já há cinco anos.
À semelhança do que fizera com outros veículos blindados americanos, o Reino Unido soube explorar favorávelmente este obus automotor.
Este modelo reproduz um dos M7 Priest do 11º Regimento da Royal Horse Artillery, 1ª Divisão Blindada, durante a segunda batalha Alamein em Novembro 1942. A maior parte dos blindados britânicos destacados no norte de África apresentava um esquema de camuflagem deste tipo.
As paredes da casamata ostentam o código tático do veículo, assim como o triângulo vermelho que identifica a Bataria “A” do Regimento.
O quadrado azul e vermelho é o distintivo da Artilharia Real, ao passo que a oval preta com um rinoceronte branco é o emblema da 1ª Divisão Blindada.

JJ fotos

Sem comentários: