com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

28 de janeiro de 2012

Sukhoi Su-25K








Sukhoi Su-25K “Frogfoot”
Caça de Apoio Tático
versão: Força Aérea URSS / Russia
Sukhoi Design Bureau URSS/Russia URSS

env. 14,5 m comp. 15,05 m alt. 4,80 m
1 tripulante
1º voo: Fevereiro 1975
canhão 30 mm+
10 suportes carga ofensiva + 2 depósitos combustível 840/1100L
autonomia 1950 km - teto serviço 10 000 m - v.máx. Mach 0,82-950 kmh
peso 10 020 kg
metal, escala 1:72 - 22 cm
extras: Montagens de trens e portinholas, base técnica

O novo conceito de Shturmovick.
O Sukhoi Su-25 denominado “Frogfoot” pelas forças da NATO (sendo os trens de aterragem mais baixos do que o convencional, daí o nome "pés de sapo"), foi uma variante de aviões de ataque ao solo (Sthurmovaya) concebida pela engenharia aeronáutica soviética depois da experiência obtida na Segunda Guerra Mundial.
Em finais da década de 1960, em pleno auge da Guerra Fria, o Ministério da Defesa da URSS convocou um concurso entre os principas fabricantes de aviões soviéticos para conceberem um novo Shturmovik.
Apesar de todos os candidatos (Ilyushin, Mikoyan, Sukhoi e Yakovlev) terem bem presente a eficácia do Ilyushin II-1 no combate às Panzer-Division alemãs, exigiam-lhes agora uma variante: o novo avião deveria ser um bireator económico e de manutenção fácil, potentemente armado, leve e muito manobrável.
Este jacto de ataque apresenta uma asa metálica com um diedro negativo considerável e uma flecha moderada.
Além disso usava uns amplos flaps de fuga e stats no bordo de ataque, o que lhe concedia prestações STOL.
Como elementos distintivos do avião, deve-se assinalar a presença de spoilers (travões aerodinâmicos) nos bordos marginais das asas, da grande deriva vertical posterior e do seu simples e estreito, mas robusto, trem de aterragem.
O Su-25 tinha todos os seus sistemas vitais protegidos: motores, depósitos de combustivel, superficies de controlo (duplicados para se aumentar a operacionalidade em combate e resistentes a impactos de projecteis 12,7 mm) e cabina dotada, inclusivamente de uma blindagem reforçada.

JJ fotos

Sem comentários: