31 de agosto de 2008
Eléctrico de Sintra
Eléctricos de Sintra
O eléctrico de Sintra é uma ferrovia turística sazonal de bitola estreita que liga a vila de Sintra à Praia das Maças, Portugal, ao longo de um trajecto de pouco menos de 13 km, passando por Colares e perto da Praia Grande.
É operado pela Câmara Municipal de Sintra, oferecendo o seu serviço durante a época balnear.
História
Planeamento e espansão 1886-1953
Após várias tentativas goradas no período 1886-1898, em Novembro de 1898 a Câmara Municipal de Sintra concedeu a Nunes de Carvalho e Emídio Pinheiro Borges uma concessão de 99 anos para construir e explorar uma ligação ferroviária entre Sintra e a Praia das Maças.
A Companhia do Caminho de Ferro de Cintra à Praia das Maças foi constituída em Julho de 1900 e em 1904 passou a denominar-se Companhia Cintra ao Oceano.
Esta viria a falir e a ser substituída em 1914 pela Companhia Sintra-Atlântico, dirigida por Camilo Farinhas até 1946.
Iniciou-se a construção da linha na zona da Estefânia em Agosto de 1902 e o material circulante foi encomendado à J.G. Brill Company USA.
Apesar de inicialmente se prever tracção a vapor, a frota inicial foi constituída por sete carros eléctricos, complementados por seis atrelados.
A inauguração do primeiro troço (Sintra (Vila Velha) - Colares: 8900m) deu-se a 31 de Março de 1904, seguindo-se a 19 de Julho do mesmo ano o restante trajecto (Colares - Praia das Maças: 3785 m).
Mais tarde, a 31 de Janeiro de 1930, inaugurou-se o prolongamento Praia das Maças - Azenhas do Mar (1915 m).
Decadência e encerramento 1953-1975
A partir de 1953 o serviço passa a sazonal-estival; nunca mais viria a efectuar-se fora da estação balnear.
Em 1955 encerra-se o troço Praia das Maças - Azenhas do Mar e em 1958 o troço Sintra (Vila Velha) - Sintra (Estação), devido a obras de alargamento na Volta do Duche.
Assiste-se simultaneamente nesta época a uma grande afluência de passageiros e a pressões diversas favorecendo o tráfego automóvel (tanto individual como colectivo), frutos certamente do aumento absoluto da prática balnear na região, por motivos sociais, económicos e demográficos.
Em Agosto de 1967. a empresa Sintra-Atlântico é comprada pelo grupo de camionagem Eduardo Jorge, que mantém o investimento ao mínimo.
A circulação ocorre pela primeira vez em 1974 e em Julho de 1975 é autorizada a substituição dos eléctricos por autocarros.
Renascimento 1980
A 15 de Maio de 1980, foi oficialmente reiniciada a circulação no troço Banzão - Praia das Maças.
Entre 1996 iniciou-se a recuperação do troço Ribeira de Sintra - Praia das Maças, inaugurado a 30 de Outubro de 1997.
A 4 de Junho de 2004 (cem anos depois da inauguração) repôs-se a circulação no troço Ribeira de Sintra - Sintra (Estefânia).
Wikipedia- Google
JJ edição de fotos
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1 comentário:
Como eu te disse era assim que me posicionava quando viajei uma ou duas vezes nestes electricos.
Quem sabe se eu não era um destes miudos pendurado como mostra a (fig.5).
Era uma posição de pronto para "chinchar" uma ou outra pera, uma ou outra maça que na zona abundavam nas quintas e quintais do trajecto.
Dizem que recordar é viver. Não tenho a menor duvida. Quando de der a "pica" não deixarei de escrever algo sobre...O DIA QUE FUI À PRAIA DAS MAÇAS"
3 Queijos Amigão
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