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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

31 de agosto de 2008

Eléctrico de Sintra





Eléctricos de Sintra
O eléctrico de Sintra é uma ferrovia turística sazonal de bitola estreita que liga a vila de Sintra à Praia das Maças, Portugal, ao longo de um trajecto de pouco menos de 13 km, passando por Colares e perto da Praia Grande.

É operado pela Câmara Municipal de Sintra, oferecendo o seu serviço durante a época balnear.

História
Planeamento e espansão 1886-1953
Após várias tentativas goradas no período 1886-1898, em Novembro de 1898 a Câmara Municipal de Sintra concedeu a Nunes de Carvalho e Emídio Pinheiro Borges uma concessão de 99 anos para construir e explorar uma ligação ferroviária entre Sintra e a Praia das Maças.

A Companhia do Caminho de Ferro de Cintra à Praia das Maças foi constituída em Julho de 1900 e em 1904 passou a denominar-se Companhia Cintra ao Oceano.

Esta viria a falir e a ser substituída em 1914 pela Companhia Sintra-Atlântico, dirigida por Camilo Farinhas até 1946.

Iniciou-se a construção da linha na zona da Estefânia em Agosto de 1902 e o material circulante foi encomendado à J.G. Brill Company USA.

Apesar de inicialmente se prever tracção a vapor, a frota inicial foi constituída por sete carros eléctricos, complementados por seis atrelados.

A inauguração do primeiro troço (Sintra (Vila Velha) - Colares: 8900m) deu-se a 31 de Março de 1904, seguindo-se a 19 de Julho do mesmo ano o restante trajecto (Colares - Praia das Maças: 3785 m).


Mais tarde, a 31 de Janeiro de 1930, inaugurou-se o prolongamento Praia das Maças - Azenhas do Mar (1915 m).

Decadência e encerramento 1953-1975
A partir de 1953 o serviço passa a sazonal-estival; nunca mais viria a efectuar-se fora da estação balnear.


Em 1955 encerra-se o troço Praia das Maças - Azenhas do Mar e em 1958 o troço Sintra (Vila Velha) - Sintra (Estação), devido a obras de alargamento na Volta do Duche.

Assiste-se simultaneamente nesta época a uma grande afluência de passageiros e a pressões diversas favorecendo o tráfego automóvel (tanto individual como colectivo), frutos certamente do aumento absoluto da prática balnear na região, por motivos sociais, económicos e demográficos.

Em Agosto de 1967. a empresa Sintra-Atlântico é comprada pelo grupo de camionagem Eduardo Jorge, que mantém o investimento ao mínimo.


A circulação ocorre pela primeira vez em 1974 e em Julho de 1975 é autorizada a substituição dos eléctricos por autocarros.

Renascimento 1980
A 15 de Maio de 1980, foi oficialmente reiniciada a circulação no troço Banzão - Praia das Maças.

Entre 1996 iniciou-se a recuperação do troço Ribeira de Sintra - Praia das Maças, inaugurado a 30 de Outubro de 1997.

A 4 de Junho de 2004 (cem anos depois da inauguração) repôs-se a circulação no troço Ribeira de Sintra - Sintra (Estefânia).

Wikipedia- Google
JJ edição de fotos

1 comentário:

Pica Sinos disse...

Como eu te disse era assim que me posicionava quando viajei uma ou duas vezes nestes electricos.
Quem sabe se eu não era um destes miudos pendurado como mostra a (fig.5).
Era uma posição de pronto para "chinchar" uma ou outra pera, uma ou outra maça que na zona abundavam nas quintas e quintais do trajecto.
Dizem que recordar é viver. Não tenho a menor duvida. Quando de der a "pica" não deixarei de escrever algo sobre...O DIA QUE FUI À PRAIA DAS MAÇAS"
3 Queijos Amigão