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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

9 de setembro de 2008

Elevador da Glória - Lisboa











Elevador da Glória

http://www.carris.pt/index.php?area=servicos&subarea=servicos_ascensores_gloria

Inaugurado em 1885 o ascensor da Glória, desde Fevereiro de 2002 classificado como Monumento Nacional, foi o segundo transporte do género implantado em Lisboa graças à iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, empresa dedicada à construção e exploração de transportes urbanos em planos inclinados.
O primeiro fora o ascensor do Lavra inaugurado no ano anterior.

Poder-se-á certamente afirmar que a história deste ascensor remota a 1875 quando a Câmara Municipal de lisboa concedeu a dois particulares licença para instalarem na Calçada da Glória um transporte em plano inclinado.

Todavia os projuectos para a sua construção nunca foram aprovados e o tempo passou.

...Tendo obtido da Câmara que o ascensor poderia estar concluído e em funcionamento até 31 de Março de 1886, a Direcção logo se empenhou na sua construção dando iníco aos trabalhos que nem sempre decorreram sem incidentes de maior ou menor importância, nomeadamente embargo de obras e atrasos na entrega de materiais e carros.

Todos estes problemas não ompediriam no entanto que no dia 24 de Outubro de 1885 a Nova Companhia das Ascensores Mecânicos de Lisboa procedesse à sua inauguração com a pompa e solenidade próprias da época: muitos convidados, foguetes, banda de música e muitas palmas e vivas.

Os carros utilizados eram de um género diferente de tudo o que o Lisboeta vira até então.

Eram de dois pisos tendo o inferior 2 bancos longitudinalmente, de costas para a rua e o superior outros dois, dispostos no mesmo sentido, mas costas com costas de tal modo que os passageiros ficavam virados para as paredes dos prédios circundantes.

O acesso ao segundo piso era feito por meio de uma escada em caracol situada na plataforma virada ao alto da calçada.

...Em Setembro de 1915 o ascensor da Calçada da Glória, já electrificado, retomava o seu serviço.

Anos passados. em 1926, a Nova Companhia dissolvia-se e transferia para a Companhia Carris não apenas a concessão de exploração mas também todo o seu material fixo e circulante.

A nova proprietária logo mandou construir na estação inferior, junto dos Restauradores, um abrigo destinado ao carro e passageiros.

Tendo desde logo merecido a reprovação de muitos, nomeadamente dos orgãos de Comunicação Social, a sua existência foi efémera.
Inaugurado em 4 de Novembro de 1927 veria os seus últimos dias logo no ano de 1934.

Foi também na década de trinta que as carrocerias receberam a cor amarela. típica de todos os carros ao serviço da Carris e que desde então mantém.


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