9 de setembro de 2008
Elevador da Glória - Lisboa
Elevador da Glória
http://www.carris.pt/index.php?area=servicos&subarea=servicos_ascensores_gloria
Inaugurado em 1885 o ascensor da Glória, desde Fevereiro de 2002 classificado como Monumento Nacional, foi o segundo transporte do género implantado em Lisboa graças à iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, empresa dedicada à construção e exploração de transportes urbanos em planos inclinados.
O primeiro fora o ascensor do Lavra inaugurado no ano anterior.
Poder-se-á certamente afirmar que a história deste ascensor remota a 1875 quando a Câmara Municipal de lisboa concedeu a dois particulares licença para instalarem na Calçada da Glória um transporte em plano inclinado.
Todavia os projuectos para a sua construção nunca foram aprovados e o tempo passou.
...Tendo obtido da Câmara que o ascensor poderia estar concluído e em funcionamento até 31 de Março de 1886, a Direcção logo se empenhou na sua construção dando iníco aos trabalhos que nem sempre decorreram sem incidentes de maior ou menor importância, nomeadamente embargo de obras e atrasos na entrega de materiais e carros.
Todos estes problemas não ompediriam no entanto que no dia 24 de Outubro de 1885 a Nova Companhia das Ascensores Mecânicos de Lisboa procedesse à sua inauguração com a pompa e solenidade próprias da época: muitos convidados, foguetes, banda de música e muitas palmas e vivas.
Os carros utilizados eram de um género diferente de tudo o que o Lisboeta vira até então.
Eram de dois pisos tendo o inferior 2 bancos longitudinalmente, de costas para a rua e o superior outros dois, dispostos no mesmo sentido, mas costas com costas de tal modo que os passageiros ficavam virados para as paredes dos prédios circundantes.
O acesso ao segundo piso era feito por meio de uma escada em caracol situada na plataforma virada ao alto da calçada.
...Em Setembro de 1915 o ascensor da Calçada da Glória, já electrificado, retomava o seu serviço.
Anos passados. em 1926, a Nova Companhia dissolvia-se e transferia para a Companhia Carris não apenas a concessão de exploração mas também todo o seu material fixo e circulante.
A nova proprietária logo mandou construir na estação inferior, junto dos Restauradores, um abrigo destinado ao carro e passageiros.
Tendo desde logo merecido a reprovação de muitos, nomeadamente dos orgãos de Comunicação Social, a sua existência foi efémera.
Inaugurado em 4 de Novembro de 1927 veria os seus últimos dias logo no ano de 1934.
Foi também na década de trinta que as carrocerias receberam a cor amarela. típica de todos os carros ao serviço da Carris e que desde então mantém.
JJ edição de fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário