com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

15 de setembro de 2008

Elevador do Bom Jesus de Braga





Elevador do Bom Jesus de Braga

É um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte.

O elevador segue um percurso paralelo a uma escadaria monumental conhecida como Escadatórios do Bom Jesus e termina na sua parte superior junto à estátua de São Longuinhos.

O elevador funciona sobre uma rampa e é constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular do tipo "endless rope".

O seu funcionamento baseia-se no sistema de contrapeso de água.
As cabines têm um depósito que é cheio de água, quando estão no nível superior, e vazio no inferior.

A diferença de pesos obtida permite a deslocação.
No elevador do Bom Jesus, a quantidade de água é calculada em função do número de passageiros que pretendem efectuar viagem em cada sentido.

Inaugurado em 25 de Março de 1882, a sua construção foi iniciada em Março de 1880 o Elevador do Bom Jesus, em Braga, constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica.

A iniciativa da sua construção deveu-se ao empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894) e a direcção do respectivo projecto foi do engenheiro suiço Niklaus Riggenbach.

Este, que a partir do seu país natal enviava todas as indicações necessárias para a construção do Elevador, contou com a imprescindível colaboração técnica e prática do engenheiro português de ascendência francesa Raoul Mesnier du Ponsard, que em Braga dirigiu a execução do projecto.

O Elevador do Bom Jesus é actualmente o mais antigo do mundo em serviço a utilizar o sistema de contrapeso de água.

O seu impacto foi de tal ordem que logo nesse mesmo ano, se construiu em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Raoul Mesnier para projectar e instalar na capital uma série de elevadores - Lavra, Glória, Bica, Santa Justa, etc. - uma parte dos quais ainda hoje se encontra em funcionamento.

Distância: 274 m

Desnível: 116 m
Inclinação: 42%
Tempo de viagem: 2,5-4 minutos, dependendo do número de passageiros
Velocidade média: 1,2-1,8 m/s
Número de passageiros por cabine 38 (30 sentados)
Horário: Das 8h-20h, 7 dias por semana, viagens de 30 em 30 minutos

Wikipedia - Google
JJ edição de fotos

Sem comentários: