Lockheed Martin F-16 A (Falcon)
Avião de combate supersónico, o F-16 "Fighting Falcon" é um dos melhores para o combate aéreo e também para o ataque ao solo, dada a sua extraordinária manobrabilidade, avançadas características aerodinâmicas e capacidade de suportar acelerações até 9G.
Em operações reais, a Defesa Aérea envolve o abate de aviões inimigos, empregando o armamento disponível, que só pode ser utilizado dentro de um determinado "envelope":
O alvo tem de estar à frente do avião, a determinadas distâncias, etc.
O avião mais manobrável tem maiores possibilidades de abater o seu adversário e de não ser abatido. As munições do canhão de 20 mm, com uma cadência de tiro de 6000 disparos por minuto, os mísseis, o radar e o computador de tiro fazem do F-16 um temível sistema de armas.
O avançado sistema de controlo, os aviónicos, os sistemas de autoprotecção, a facilidade da sua manutenção e, de uma forma geral, a avançada tecnologia da sua construção, são outras razões para fazer com que o F-16 seja considerado um excelente avião para o combate aéreo.
A FAP adquiriu 20 F-16, sendo 17 monolugares e 3 bilugares, que estão atribuídos à Esq. 201 "Falcões" da Base Aérea de Monte Real - BA5.
Google
JJ edição de fotos
5 de setembro de 2008
F-16 Falcon da F.A. Portuguesa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário