3 de setembro de 2008
Tractores a Vapor
Tractores a Vapor
Foram estas fabulosas e belas máquinas a vapor, as antecessoras dos modernos tractores a Diesel.
Durante os séculos XVIII e princípios do XX, facilitaram muito o trabalho braçal e substituiram o arrasto de alfaias agrícolas pelo processo de tração animal.
Vapor é a denominação dada a qualquer motor que funcione para transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água.
A pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permite o movimento das rodas de potentes tractores e posteriormente, com o aparecimento do comboio, de locomotivas.
Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulssionam geradores eléctricos e gigantescos transatlânticos.
Bombas bate-chapas e muitas outras máquinas são comandadas por máquinas a vapor.
O desenvolvimento da máquina a vapor no século XVIII contribuiu para a expansão da indústria moderna.
Até então, os trabalhos eram executados na dependência exclusiva da potência dos músculos dos operários e da energia animal, do vento ou da água.
Uma única máquina a vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos.
Fornecia energia necessária para acionar todas as máquinas de uma fábrica.
Uma locomotiva a vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distâncias em um único dia. Os navios a vapor ofereciam transporte rápido, económico e seguro.
Como funciona uma máquina a vapor
Uma máquina a vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica libertada pela queima de combustível em movimento de rotação e movimento alternado de vaivém, afim de realizar trabalho.
Uma máquina a vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão, óleo, madeira ou algum outro combustível para produzir energia calorífica.
Numa fábrica atómica um reator funciona como uma fornalha e a designação dos átomos gera calor.
Uma máquina a vapor dispõe de uma caldeira.
O calor proveniente da queima de combustível leva a água a transformar-se em vapor, e a ocupar um espaço muitas vezes superior ao anteriormente ocupado pela água.
Essa energia de expansão pode ser aproveitada de duas formas:
Deslocando um êmbolo num movimento vaivém ou acionando uma turbina.
JJ edição de fotos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário