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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

18 de março de 2012

A-7P Corsair II - Força Aérea Portuguesa










A-7P Corsair II
Monolugar Subsónico de Ataque ao Solo
Ling-Temco-Vought
(Vought Corporation) - USA
versão: F.A.P. - Portugal

env. 11,81 m - comp. 14,06 m - alt. 4,90- teto serviço 12800 m
2 canhões 20 mm + 8 suportes esteriores para 6,8 ton carga bélica + 2 depósitos descartáveis nas asas - autonomia de voo 4600 km -
1º voo em Portugal: 24 DEZ 1981 - v.máx. 1123 Kmh - 1 tripulante - peso 7737-19050 Kg
metal 1:72 - 20 cm - base 8,5x7 cm
extras: Pormenores pintura, patines, vernizes, base técnica

Um mestre nos bombardeamentos de precisão.
Debaixo de um aspeto pouco gracioso, que lhe valeu aliás críticas, escondia-se um dos jactos mais eficazes da história da Força Aérea Americana. Referimo-nos ao Vought A-7P Corsair II.
Graças à sua aviónica avançada e ao seu motor de baixo consumo, podia alcançar objetivos a grandes distâncias e, mais importante ainda, atacá-los com uma destreza sem igual.
O Corsário da Força Aérea Portuguesa.
Após a saida ao serviço dos seus F-86F Sabre, tornou-se imperativa a continuidade da aquisição de equipamento e consequente modernização da FAP. Nesse sentido, no início da década de 80, adquiriram-se 50 Corsair II A-7P (P de Portugal) repartidos por dois contratos.
Estes A-7P eram anteriormente operados pela US Navy, na versão A-7A e foram modernizados, ficando próximos dos modelos mais avançados dos EEUU A-7E vindo proporcionando à FAP vantagens a nível tecnológico, assim como ao nível do desenvolvimenyo dos seus recursos humanos.
Estes aparelhos destinaram-se à BA5 Monte Real para as Esquadras 302 “Falcões” e 304 “Magníficos”.
Além destas 50 aeronaves, durante o período de conversão de pilotos para o A-7P a FAP teve ainda ao seu dispor um avião bilugar TA-7C nº154404 cedido temporariamente pela US Navy.
Embora esta aeronave tivesse os distintivos da FAP, como a marinha norte americana tinha os seus A-7 pintados de branco, esta aeronave manteve sempre esta cor durante os anos em que esteve ao serviço da FAP, passando a ser designado como “Pomba Branca”.
Este aparelho foi devolvido aos EEUU em 1985.
Apesar do A-7P nunca ter participado em algum conflito, desempenhou as várias missões que lhe foram confiadas com boas mostras das suas capacidades.
A 10 de Julho 1999 após aproximadamente 64 000 horas de voo a servir na FAP o Corsair nº 15521 fez as despedidas da frota, encerrando o último capítulo da história dos A-7 em Portugal, sendo posteriormente substítuidos pelos F-16 actuais. Restam agora alguns aparelhos pertencentes ao Museu do Ar e alguns outros expostos em instalações da FAP.

JJ fotos
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