com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

2 de março de 2012







M3 Lee 1941
10th Armoured Division – GB
Exército Britânico - Egipto 1942

27 ton - 2 peças 75 e 37 mm + 3-4 metr. 7,62 mm - comp. 5,65 m - larg. 2,70 m - alt. 3,12 m
autonomia: estrada 195 km, mato n/a km - v.máx.: estrada 42 kmh, mato 30 kmh - 6-7 tripulantes - depósito: 662 L - blindagem máx. aço 51 mm

metal, escala 1:72 - 8 cm - base 8x17 cm
extras: Diorama, pormenores pintura, fundo, acessórios, patines, base técnica.


O primeiro carro de combate médio americano da Segunda Guerra Mundial.
No início da Segunda Guerra Mundial o M3 foi concebido como uma solução provisória para dotar o exército americano de um carro de combate médio.
Uma versão ligeiramente modificada deste engenho foi entregue com urgência às forças blindadas britânicas na sequência do episódio de Dunquerque.
Os primeiros ensinamentos tirados da experiência dos franceses nos seus combates contra os blindados alemães tinham demonstrado a necessidade imperiosa de disporem de um novo veículo armado com uma peça mais potente, de preferência de 75 mm, numa torre rotativa.
Este veículo, concebido como uma evolução do M2 tornar-se-ia o M4 Sherman.
O modelo era considerado como de fraco desempenho, mas a montagem da peça de maior calibre numa barbeta lateral do casco do veículo simplificava a produção.
A possibilidade de fabricar imediatamente este engenho constituiu um fator determinante na decisão de avançar com a sua produção, tanto mais que o Reino Unido tinha necessidade urgente de repor os carros de combate abandonados em França depois do desastre de Dunquerque.

As tropas britânicas fizeram um largo uso do M3 americano, que apelidaram de “General Lee” na sua configuração original e de “General Grant” na versão britânica.
Recebeu o seu batismo de fogo no deserto do Norte de Africa, no seio das unidades blindadas do 8º Exército Britânico. Este M3 Lee operou na segunda batalha de El Alamein (Egipto) em Outubro de 1942.
JJ fotos

Sem comentários: